Lula e Flávio ficam a 2 pontos no 2º turno e acirram disputa, diz Datafolha

Diferença entre os dois cai de quatro para dois pontos e reforça cenário apertado entre os principais candidatos

Publicidade

A disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) chegou a um empate técnico em uma eventual votação de segundo turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3).

Lula aparece com 46% das intenções de voto, contra 44% de Flávio. A diferença de dois pontos está dentro da margem de erro, também de dois pontos percentuais.

Na rodada anterior, Lula tinha 47% e Flávio, 43%. As oscilações de um ponto para baixo do petista e um ponto para cima do candidato do PL reduziram pela metade a distância entre os dois, que era de quatro pontos.

O segundo turno aparece mais comprimido do que o primeiro. Lula tem 38% na rodada inicial, contra 33% de Flávio. No confronto direto, os dois concentram 90% das intenções de voto.

Brancos, nulos e eleitores que não escolheriam nenhum dos dois somam 9%. Outros 2% estão indecisos.

Outros cenários

Nos demais confrontos, Lula aparece numericamente à frente. Contra Ronaldo Caiado (PSD), tem 46%, ante 41%. Diante de Romeu Zema (Novo), marca 48% a 39%. Contra Renan Santos (Missão), o placar é de 47% a 38%.

Continua depois da publicidade

Em relação a agosto, Caiado, Zema e Renan avançaram um ponto. Lula oscilou um ponto para baixo contra Caiado e manteve os mesmos percentuais nos outros dois cenários.

Maioria diz já ter decidido o voto

Segundo o Datafolha, 71% dos eleitores afirmam estar totalmente decididos sobre a escolha para presidente, enquanto 28% dizem que ainda podem mudar de candidato.

No primeiro turno, Lula tem 38% e Flávio, 33%. Augusto Cury (Avante) aparece em terceiro, com 8%, seguido por Caiado, com 4%, Renan, com 3%, e Zema, com 2%.

Continua depois da publicidade

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 1º e 3 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento, encomendado pela Globo e pela Folha de S.Paulo, foi registrado no TSE sob o número BR-03669/2026.

Autor avatar
Marina Verenicz
Política | Brasil | Mundo