Lula acompanhará Macron em Belém e no Rio durante visita para melhorar relação

Presidentes se estranharam recentemente por posições antagônicas sobre o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul

Reuters

Nova Delhi, Índia, 10.09.2023 - Presidente Lula se reúne com o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, no Bharat Mandapam. Nova Delhi – Índia. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Publicidade

O presidente francês, Emmanuel Macron, visitará o Brasil na próxima semana com o objetivo de estreitar as relações bilaterais entre os dois países, em meio ao estranhamento recente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por posições antagônicas sobre o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

Ao contrário das visitas tradicionais de outros chefes de Estado, em que o visitante é recebido pelo presidente apenas em Brasília (DF), Lula irá acompanhar Macron em Belém (PA), na primeira parte da visita, e no Rio de Janeiro (RJ), no segundo dia, antes da visita de Estado na capital federal.

Macron, que antes de chegar na terça-feira ao Brasil passará pela Guiana Francesa, deverá visitar com Lula uma unidade de conservação no Pará e uma comunidade ribeirinha na capital do Pará, que será sede da COP 30 em 2025. Existe ainda a possibilidade de encontro com lideranças indígenas, e fontes ouvidas pela Reuters disseram que boa parte da agenda no estado ainda está em aberto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Depois, os dois presidentes irão ao porto de Itaguaí (RJ), para o lançamento do terceiro submarino fruto de uma cooperação técnica entre França e Brasil, e a visita terminará em Brasília, onde Macron será recebido por Lula no Palácio do Planalto, para a visita de Estado, e depois haverá um almoço no Itamaraty. À tarde, o francês será recebido pelo presidente do Senado (e do Congresso), Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lula e o presidente francês desenvolveram um relacionamento amigável ainda antes da eleição presidencial brasileira, quando em 2021 Lula foi recebido com honras de chefe de Estado por Macron, durante visita a Paris.

Macron foi um dos primeiros chefes de Estado a telefonar para Lula, depois de confirmado o resultado das eleições, e chegou a prometer uma visita ainda no primeiro trimestre de 2023 — o que não ocorreu por problemas de agenda.

Continua depois da publicidade

Recentemente, no entanto, houve divergências públicas de posições entre os dois presidentes, especialmente em relação ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Acossado pela pressão de produtores rurais franceses, Macron declarou publicamente ser contrário ao acordo, e a França vem sendo um impeditivo para a retomada das negociações.

A visita, no entanto, deve focar na relação bilateral, segundo uma fonte ouvida pela Reuters.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.