Lira e Pacheco desfalcam comitiva de Lula no RS e focam em agenda legislativa

Presidentes da Câmara e do Senado argumentaram que tinham compromissos legislativos e não poderiam se ausentar de Brasília (DF); Lula faz sua terceira visita ao Rio Grande do Sul desde o início da tragédia

Fábio Matos

Presidente Lula observa, em sobrevoo realizado no domingo (5), estragos das enchentes no RS (Ricardo Stuckert)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu reunir os chefes dos demais Poderes da República para anunciar, de forma conjunta, um novo pacote de medidas de socorro ao Rio Grande do Sul, estado devastado pela maior tragédia climática de sua história.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não aceitaram o convite de Lula para viajar ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (15). Ambos argumentaram que tinham compromissos legislativos e não poderiam se ausentar de Brasília (DF).

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Continua depois da publicidade

Na madrugada desta quarta, a Câmara aprovou o projeto de lei encaminhado pelo governo que suspende o pagamento de 100% da dívida do estado com a União pelos próximos 3 anos. O texto deve ser votado pelo Senado ainda hoje.

Lula desembarcou, por volta das 10h20, na Base Aérea de Canoas (RS). O presidente fará novos anúncios de medidas de auxílio às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Trata-se da terceira visita de Lula ao estado desde o início da tragédia. Apesar das ausências de Lira e Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, está acompanhando o petista na viagem.

Continua depois da publicidade

Os comandantes da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen; do Exército, general Tomás Miguel Paiva; e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, também acompanham Lula.

A primeira parada do presidente foi em um abrigo montado em uma universidade de São Leopoldo (RS), na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Ao todo, 10 ministros do governo integram a comitiva de Lula no Rio Grande do Sul:

Continua depois da publicidade

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”