Levy defende ajuste fiscal na Câmara dos Deputados; oposição não quer mais impostos

Durante sua apresentação inicial, ministro da Fazenda disse que a volta do crescimento econômico depende da segurança no reequilíbrio das contas públicas

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA  – O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu nesta quarta-feira a necessidade do ajuste fiscal durante sessão plenária da Câmara dos Deputados, em meio à troca de farpas pelos parlamentares sobre o aumento da carga tributária e eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Durante sua apresentação inicial, Levy disse que a volta do crescimento econômico depende da segurança no reequilíbrio das contas públicas. Ele também ressaltou a importância de o Orçamento de 2016 trazer superávit primário –economia feita para pagamento de juros da dívida pública.

“Tenho certeza que o sucesso da proposta orçamentária para 2016 é o que vai permitir Brasil voltar a crescer”, afirmou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No fim de agosto, o governo enviou ao Congresso proposta orçamentária para o próximo ano prevendo inédito déficit primário, movimento que desembocou na perda pelo país do grau de investimento pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s, injetando volatilidade nos mercados.

Mesmo assim, o governo tem defendido que buscará a meta de superávit primário equivalente a 0,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, com a ajuda de novas medidas de ajuste, incluindo a recriação da polêmica contribuição sobre movimentações financeiras, a CPMF.

O governo enfrenta enorme embate político com o Congresso, com os holofotes sobre eventual processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff deixando em segundo plano votações importantes para o ajuste fiscal, como a repatriação de recursos no exterior e a própria CPMF.

Continua depois da publicidade

“Se a presidente Dilma não cair agora, ela vai cair em março”, afirmou o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao afirmar que Levy deveria priorizar a reforma da Previdência à volta da CPMF.

O líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que Dilma “nem vai cair agora e muito menos em março”, defendendo, por sua vez, a recriação da CPMF vinculada à seguridade social, com receitas repartidas entre União, Estados e municípios.

Respondendo a questionamentos dos parlamentares, Levy afirmou que “se a gente não tiver a CPMF, tem um certo risco de alguns programas importantes, como seguro desemprego, ficarem desprotegidos”.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, parlamentares da oposição se revezavam no Plenário na exibição de uma placa com a inscrição “Xô CPMF”.

Diante do cenário de indefinições e economia em recessão, o cumprimento da meta de superávit primário de 8,7 bilhões de reais neste ano, ou 0,15 por cento do PIB, não deve ocorrer. Nos 12 meses encerrados em agosto, o setor público consolidado tinha déficit primário de 0,76 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!

Publicidade