José Roberto Mendonça de Barros declara voto em Lula no segundo turno

“Comecei minha vida profissional numa ditadura e não quero terminá-la em outra”, afirma ex-secretário de Política Econômica da era FHC

Fábio Matos

Mais um nome de peso da economia ligado aos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) anunciou nesta terça-feira (18) que votará no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, em 30 de outubro, contra Jair Bolsonaro (PL).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, o economista José Roberto Mendonça de Barros afirmou que se posicionará “a favor da democracia”.

“Vou votar como muitos dos colegas da minha geração, a favor da democracia e contra o projeto de um regime iliberal, de valores sectários e francamente ultrapassados”, escreveu. “Por isso, votarei na coligação liderada por Lula. Comecei minha vida profissional numa ditadura e não quero terminá-la em outra”.

Mendonça de Barros foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 1995 e 1998, no primeiro mandato de FHC, sob comando do então ministro Pedro Malan. Também comandou a Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República, em 1998.

No início de outubro, os economistas Armínio Fraga, Pedro Malan, Persio Arida e Edmar Bacha, todos ligados aos governos tucanos ou à formulação do Plano Real, já haviam divulgado uma carta conjunta em apoio a Lula.

A economista Elena Landau, que foi coordenadora do programa econômico da candidatura de Simone Tebet (MDB) ao Palácio do Planalto, também afirmou que votará no candidato do PT. Ela foi diretora da área responsável pelo Programa Nacional de Desestatização, uma das bandeiras das gestões de FHC.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.