Já há votos suficientes para o impeachment passar na Câmara, apontam jornais

De acordo com Estadão, impeachment tem adesão de 342 deputados, assim como O Globo; Folha conta com 337 a favor

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Com a votação do impeachment se aproximando, diversas publicações vêm fazendo o chamado Placar do Impeachment, destacando o mapa de como os parlamentares votarão.

São necessários dois terços dos votos, ou 342 deputados, para o impeachment passar na Câmara. Depois da votação na Câmara, é necessária a aprovação por maioria simples no Senado para determinar o afastamento preventivo da presidente Dilma Rousseff. Votação pela eventual saída definitiva de Dilma do cargo precisa de dois terços dos parlamentares. 

Dentre as publicações que estão fazendo o chamado “Mapa do Impeachment”, estão os jornais O Estado de S. PauloO Globoe a Folha de S. Paulo. Além destes, a consultoria Prospectiva e o movimento Vem Pra Rua também trazem cenários sobre a votação até agora. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Estadão atualizou os números e, se na manhã de hoje havia 332 estavam em defesa do impedimento, 25 deputados se declararam indecisos, 32 não quiseram responder e 124 estavam contra, o placar nesta noite era de 342 a favor e 127 contra. Ou seja, o número necessário para completar os dois terços. No mapeamento no Senado, o placar é: 43 senadores estão a favor do impeachment, 9 estão indecisos, 11 não responderam e 18 estão contra. 

O jornal O Globo, que contava com 329 deputados a favor do impedimento durante a manhã e 113 contra, conta agora também com 342 a favor e 118 contra. No Senado, há 44 a favor, 18 contra e 19 não opinaram.

No caso da Folha, se no início da manhã havia 308 deputados pró-impeachment, 117 contra e 88 indefinidos, nesta noite são 337 a favor e 123 contra. 

Continua depois da publicidade

A consultoria Prospectiva, por sua vez, fez o painel destacando os votos declarados em redes sociais: de acordo com a consultoria, 312 estão a favor do impeachment, 104 contra e 97 indecisos. Até hoje de manhã, 289 eram favoráveis ao impeachment, 106 contra e 118 estavam indecisos. 

Já o movimento Vem Pra Rua aponta que 332 deputados estão a favor do impeachment, 119 contra e 62 estão indecisos. Até ontem, eram 324, 112 e 77, respectivamente. No Senado, 44 parlamentares estão a favor, 25 estão contra e 12 estão indecisos. 

Conforme destaca a consultoria de risco político Eurasia, diante da onda de deserções da base de apoio de Dilma no Congresso, a votação do impeachment deve ter bem mais que os 342 votos necessários para a aprovação. Segundo a consultoria, o impeachment conta com 358 votos a favor agora e o placar deve crescer para entre 370 e 380 no domingo. 

Continua depois da publicidade


Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

Publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.