Itamaraty confirma morte de mais uma brasileira em Israel após ataque do Hamas

Karla Stelzer Mendes tinha 42 anos e é a terceira vítima brasileira da guerra; todos estavam em uma rave criada pelo pai do DJ Alok

Equipe InfoMoney

Publicidade

O governo brasileiro confirmou nesta sexta-feira (13) a morte da cidadã brasileira Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, em Israel. Ela é a terceira vítima fatal dos ataques terroristas do Hamas em Israel no sábado (7).

“Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil”, afirmou o Itamaraty em nota.

Os outros mortos são a carioca Bruna Valeanu e o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, ambos de 24 anos. Os três estavam na rave Universo Paralello, festival criado no Brasil no final da década de 90 pelo casal de DJs Ekanta Jake e Juarez Petrillo (o DJ Swarup), que são pais do DJ brasileiro Alok.

Continua depois da publicidade

Uma edição do festival de música eletrônica estava sendo realizado a 20 quilômetros da Faixa de Gaza quando o Hamas invadiu o território israelense. Além dos brasileiros, mais de 200 pessoas foram mortas no local.

O surpreendente ataque do Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deixou ao todo mais de mil mortos em Israel e provocou uma dura retaliação do país. Intensos ataques das Forças Armadas israelenses deixaram mais de 1,3 mil mortos no território palestino até o momento.

Também nesta sexta, Israel pediu a todos os civis da cidade de Gaza, que tem mais de 1 milhão de habitantes, se mudem para o sul da região em 24 horas. A expectativa é de uma invasão terrestre, em resposta ao ataque devastador do Hamas.

Continua depois da publicidade

Repatriação de brasileiros

Em meio ao conflito, o governo brasileiro já retirou quase 500 cidadãos de Israel na operação “Voltando em Paz”. O terceiro voo, um KC-390 Millenium com 70 pessoas a bordo, pousou às 6h07 desta sexta em Recife.

O primeiro voo trouxe 211 passageiros e pousou em Brasília na madrugada de quarta-feira (11), enquanto o segundo transportou mais 214 cidadãos brasileiros e chegou ao Rio de Janeiro na quinta (12).

Mais dois voos estão previstos até domingo (15)  inclusive o avião presidencial, de menor porte, que vai resgatar brasileiros em Gaza. O Embraer 190 vao para Roma, na Itália, onde aguardará autorização para voar até o Egito e buscar os brasileiros que estão no lado palestino do conflito.

Continua depois da publicidade