Ipec: Lula chega a 47%, e Bolsonaro se mantém com 31% em corrida presidencial

Cenário indica possibilidade de vitória em primeiro turno para Lula, que teria 52% dos votos válidos

Marcos Mortari

Publicidade

A menos de duas semanas das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto. É o que mostra pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo, divulgada nesta segunda-feira (19).

Segundo o levantamento, feito entre 17 e 18 de setembro, Lula tem 47% das intenções de voto − oscilação positiva de 1 ponto percentual em relação à última pesquisa, feita em 9 de setembro. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, manteve os 31%.

Leia também: Ipec realiza pesquisas eleitorais em domicílio: entenda a metodologia usada pelo instituto

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) segue com 7% das intenções de voto, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou de 4% para 5% no mesmo período. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%.

Os candidatos Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados pela pesquisa, mas não chegam a 1% das intenções de voto cada um.

Já os eleitores que dizem que votariam em branco ou anulariam o voto somam 5% dos entrevistados (eram 6% na pesquisa anterior). E os que não souberam ou não responderam seguem em 4%.

Continua depois da publicidade

Considerando os votos válidos (ou seja, excluindo eleitores indecisos ou que indicam voto em branco ou nulo), Lula agora conta com apoio de 52% (ante 51%). Já Bolsonaro aparece com 34% (ante 35%), enquanto Ciro oscilou de 8% para 7% e Tebet de 4% para 5%. Thronicke manteve 1%.

Tal quadro, caso mantido em 2 de outubro, indica possibilidade de vitória de Lula em primeiro turno. Pela regra, não há necessidade de segundo turno quando um dos candidatos obtém 50% mais um voto considerando apenas os votos válidos.

Na resposta espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Lula oscilou de 44% para 45%, enquanto Bolsonaro fez o caminho inverso: de 30% para 29%. Ciro foi de 4% para 5%, enquanto Simone chegou a 3% − oscilação positiva de 1 p.p. em relação à última pesquisa. Outros nomes não pontuaram.

Continua depois da publicidade

O Ipec também pesquisou as intenções de votos dos eleitores considerando um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem posicionados. Neste caso, Lula aparece com 54% (ante 53%), e Bolsonaro com 35% (ante 36%).

O Ipec ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem máxima de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.