Intimado a depor, Lula diz que MP investigada pela PF foi editada no governo Dilma

Lula falou que, “mesmo sem ter sido notificado oficialmente para depor”, ele estará à disposição das autoridades

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Intimado a depor pela Polícia Federal na próxima quinta-feira (17) no âmbito da Operação Zelotes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em nota que, “mesmo sem ter sido notificado oficialmente para depor”, ele estará à disposição das autoridades. 

Ele disse ainda que não ter relação com a edição de medidas provisórias investigadas pela Operação Zelotes da Polícia Federal. “A Medida Provisória em questão foi editada e aprovada pelo Congresso em 2013, quando ele não era mais presidente da República”, disse o instituto Lula em nota. Lula foi presidente entre 2003 e 2010, sendo sucedido por Dilma Rousseff a partir de 2011.

Lula não está sob investigação, mas será interrogado sobre a suspeita da polícia de que um pagamento de R$ 2,5 milhões do escritório Marcondes e Mautoni para uma empresa de seu filho Luís Cláudio Lula da Silva. A investigação da PF aponta para possível suborno para influenciar a aprovação de legislação favorecendo empresas do setor automotivo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A PF fez buscas nos escritórios de uma empresa de propriedade de Luís Cláudio em 26 de outubro, como parte da Operação Zelotes, que investiga fraudes em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Nesta semana, a Justiça Federal aceitou pedido do Ministério Público Federal e autorizou quebrar os sigilos bancário e fiscal desde 2009 de pessoas e empresas investigados pela Operação Zelotes.  Dentre os que tiveram o sigilo quebrado, estão o ex-ministro Gilberto Carvalho e Luís Cláudio Lula da Silva. A empresa do filho de Lula, a LFT Marketing Esportivo, também teve os sigilos quebrados. 

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.