Ibope: mais de um quinto das famílias de São Paulo e do Rio querem comprar imóvel

Pesquisa mostra que 40% das famílias paulistas e 38% das cariocas, das classes A, B e C1, moram de aluguel

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Cerca de 27% das famílias de São Paulo e 22% das famílias do Rio de Janeiro têm intenção de adquirir um imóvel, de acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência divulgada na terça-feira (9).

Foram ouvidas famílias das classes A, B e C1 – as que possuem maior potencial para adquirir imóveis.

Em São Paulo, 40% das famílias ouvidas moram em imóveis alugados e outros 12% dividem a moradia com pais e outros parentes. No Rio de Janeiro, esses perfis representam 38% e 13% das famílias, respectivamente.

Casa ou apartamento?

Aprenda a investir na bolsa

A preferência pelo tipo de imóvel varia conforme a renda. Famílias das classes A e B são mais interessadas em adquirir apartamento – elas são 49% das famílias paulistas da classe A e 44% da classe B1. No Rio, as porcentagens são de 61% e 47%, respectivamente.

Na classe C, a preferência por apartamento cai para 20% em São Paulo e 23% no Rio de Janeiro.

Apenas 9% das famílias paulistas e cariocas pretendem comprar imóvel na planta. Usados (36% São Paulo e 41% Rio) ou recém-construídos (31% e 23%) terão preferência.

Quanto às características do imóvel, moradias com dois dormitórios (53% em São Paulo e 60% no Rio), dois banheiros (61% nas duas cidades) e uma vaga na garagem (47% São Paulo e 68% no Rio) são as mais procuradas.