Publicidade
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), avaliou nesta sexta-feira (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se movimenta com foco na disputa pela reeleição em 2026.
“Nós temos pela primeira vez o presidente da República três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a sua quarta eleição, já em processo de reeleição”, disse Motta.
A declaração foi dada durante evento da Comunitas sobre segurança pública. Motta usou o contexto para apontar que a política brasileira vive um ambiente de forte radicalização, o que tem dificultado a análise de propostas estruturais no Congresso.
Continua depois da publicidade

Câmara vai priorizar segurança pública, tributária e IA no fim de 2025, diz Motta
Presidente da Casa defende PEC de integração contra crime organizado e promete acelerar pautas sensíveis nos próximos três meses

Reuniões secretas com Alckmin pavimentaram “química” Lula-Trump na ONU, diz jornal
Estadão, que teve acesso a documentos sigilosos, diz que encontro de presidentes não foi por acaso, mas sim fruto de longa negociação que contou com reunião entre Alckmin e Jamieson Greer, além de influência de Joesley Batista
Ele citou a PEC da Segurança Pública como exemplo de tentativa de construção de consenso. O texto cria um sistema único de segurança, com maior integração entre União, estados e municípios.
A escolha de Mendonça Filho (União Brasil-PE) para relatar a proposta, segundo Motta, foi feita justamente para assegurar um debate mais técnico e afastado de disputas ideológicas.
O presidente da Câmara também criticou o excesso de temas que, em sua visão, acabam travando a agenda legislativa, como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal e as sanções impostas pelos Estados Unidos contra ministros da Corte. “
A polarização acaba consumindo o espaço que poderia ser dedicado a pautas relevantes para o país”, afirmou.