Haddad tem 38% das intenções de voto para governador de São Paulo quando apoiado por Lula, mostra Ipespe

No primeiro cenário estimulado, Alckmin tem os mesmos 20% de Haddad, seguidos por Márcio França, com 12%, Guilherme Boulos, 10%, e Tarcísio de Freitas, 7%

Anderson Figo

Publicidade

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é líder em todos os cinco cenários testados na pesquisa Ipespe de intenção de voto para o governo do estado em 2022. O levantamento foi encomendado pela XP Inc.

No primeiro cenário estimulado (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador), Haddad divide a liderança com Geraldo Alckmin: ambos atingem 20% das intenções de voto.

Eles são seguidos por Márcio França, com 12%, Guilherme Boulos, 10%, e Tarcísio de Freitas, 7%. Na sequência, aparecem o vice-governador, Rodrigo Garcia, com 3%, Abraham Weintraub, 2%, e Vinicius Poit, 1%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No segundo cenário estimulado, sem a presença do ex-governador, Haddad lidera isolado, com 28%, 10 pontos à frente de França, que registra 18%. É seguido por Boulos (18%), Tarcísio (10%) e Rodrigo Garcia (5%).

Em cenários mais enxutos, em que há um único candidato do campo de esquerda, Haddad chega a 33% contra 16% de Tarcísio e 7% de Garcia. Como substituto de Haddad neste cenário, França teria 31%, contra 15% de Tarcísio e 6% de Garcia.

Foram realizadas 1.000 entrevistas, representativas do eleitorado do estado de São Paulo, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

O índice de confiança é de 95,5% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).

Pesquisa espontânea

Antes das cinco simulações estimuladas, foi feita uma pesquisa espontânea (quando o eleitor aponta seu candidato sem que nomes sejam apresentados pelo pesquisador).

Neste caso, Haddad também manteve a liderança, com 6% das intenções de voto, um ponto percentual acima de Tarcísio (5%). João Doria ficou com 4%, assim como Márcio França, enquanto Boulos teve 3%, Alckmin 2% e Rodrigo Garcia, 1%.

64% dos entrevistados não sabem ou não responderam à pesquisa espontânea. Brancos e nulos somaram 13%.

Padrinhos

A pesquisa também testou a força de padrinhos políticos de duas maneiras distintas. Na primeira, os nomes dos principais candidatos foram apresentados ao lado de seus promotores. “Apoiado por Lula e Alckmin”, Haddad alcança 38%. Com apoio de Jair Bolsonaro, Tarcísio vai a 25%; e Garcia, apoiado pelo governador João Doria, chega a 10%.

Na segunda maneira, Lula e Alckmin aparecem como os principais influenciadores de voto: 33% dizem que o apoio do ex-presidente aumenta a chance de votar no candidato escolhido. Para Alckmin, esse percentual é de 25%. Em seguida, aparecem Sergio Moro e Jair Bolsonaro, cujo apoio aumenta a chance de voto para 20% do eleitorado.

A pesquisa também mostra oportunidade para o atual vice-governador Rodrigo Garcia e para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas: os dois têm taxas de desconhecimento que se aproximam da metade do eleitorado – 44% para Garcia e 45% para Tarcísio.

Avaliação e voto para presidente

O atual governo de João Doria é considerado ótimo ou bom por 24% dos entrevistados, enquanto 36% o veem como ruim ou péssimo. A avaliação é melhor que a registrada pelo governo Jair Bolsonaro, visto como ótimo ou bom por percentual semelhante, de 24%, mas avaliado como ruim ou péssimo por 56%.

A pesquisa mostra também que, entre os eleitores do estado de São Paulo, o ex-presidente Lula atinge 34% das intenções de voto para presidente em São Paulo, contra 26% de Jair Bolsonaro. João Doria, que governa o estado, chega a 5%. Entre eles estão Sergio Moro (11%) e Ciro Gomes (7%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.