Haddad almoça com Rodrigo Maia em Brasília e discute reformas microeconômicas

Ex-presidente da Câmara hoje é presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF)

Estadão Conteúdo

(Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), almoçou nesta quinta-feira (22) com o ex-presidente da Câmara dos Deputados e atual presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Rodrigo Maia. A conversa foi voltada à pauta de reformas microeconômicas da Fazenda, que tem repercussões para o setor bancário, e teve a participação do secretário de Reformas Econômicas da pasta, Marcos Pinto.

Na semana passada, Haddad e Pinto já haviam se reunido com dirigentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, para pedir apoio aos projetos que tramitam no Congresso e tratam de temas dos setores financeiro e de crédito.

Leia também:
Governo aposta em 8 projetos para estimular mercado de capitais; veja lista

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Haddad tem tentado angariar respaldo político para destravar a tramitação dessas propostas, pois grande parte foi enviada ainda no ano passado e não teve andamento significativo na Câmara e o Senado. A agenda no Legislativo em 2023 ficou concentrada em medidas da equipe econômica para aumentar a arrecadação e na reforma tributária sobre consumo.

Neste ano, o ministro da Fazenda precisa avançar com a regulamentação da tributária, além de endereçar a reoneração gradual da folha de pagamentos e o fim do Perse, mas a ideia é também encontrar espaço e aliados para avançar com projetos microeconômicos — embora as pautas sejam desafiadas pelo calendário eleitoral, que estreita o tempo para os trabalhos do Congresso.

No total, são oito projetos já apresentados ao Legislativo que afetam os setores bancário e de crédito. Estão na lista os PLs de Resolução Bancária (PLP 281/19); de Ressarcimento a Investidores (PL 2.925/23); das Infraestruturas do Mercado Financeiro (PL 2.926/23); das Cooperativas de Seguros (PLP 101/23 – apensado ao PLP 519/18); do Regime Legal de Juros (PL 6.233/23); das Falências (PL 3/24); dos Contratos de Seguro (PLC 29/17), a chamada Lei do Seguro; e da Execução Extrajudicial (PL 6.204/19).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.