Greve na Justiça da Itália adia audiência de extradição de Carla Zambelli

Deputada segue presa preventivamente em Roma enquanto aguarda início do processo de extradição para o Brasil

Caio César

Publicidade

A audiência do processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli para o Brasil foi cancelada nesta quinta-feira (27) devido a uma greve dos servidores da Justiça na Itália. A informação foi confirmada pelo advogado de defesa, Fabio Pagnozzi.

Nas redes sociais, Pagnozzi afirmou que uma nova audiência deverá ser marcada na próxima semana, mas o término da greve é incerto. “Enquanto isso, minha cliente segue presa injustamente na Itália”, disse o advogado.

A audiência desta quinta-feira marcaria o início do processo que julgará a extradição da deputada.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça. A deputada deixou o Brasil em junho, logo após a condenação. Antes de ir para a Itália, ela se abrigou nos Estados Unidos, mas optou pelo país europeu por possuir cidadania italiana.

Na época, Zambelli declarou que estaria segura na Itália, mas acordos de cooperação entre os dois países permitiram que ela fosse presa preventivamente em Roma, em julho, devido ao risco de nova fuga.

No Brasil, além do mandado de prisão em aberto, a deputada ainda responde a um pedido de perda de mandato parlamentar, que aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Continua depois da publicidade