Governo prevê dificuldades para aprovar este ano o Orçamento de 2014

Segundo Ideli Salvatti, há tempo apenas até o próximo dia 17 para aprovar o Orçamento, já que a partir do dia 19 a pauta do Congresso será trancado por vetos presidenciais

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – Espremido pelos prazos regimentais e com dificuldades para fechar acordos com os aliados, o governo federal já vê com muita dificuldade a aprovação do Orçamento-Geral da União (OGU) neste ano, avaliou nesta terça-feira a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Pelos cálculos da ministra, há tempo apenas até o próximo dia 17 para aprovar o Orçamento, já que a partir do dia 19 a pauta do Congresso (sessão que reúne Câmara e Senado) será trancada por vetos presidenciais. E como é o período de festas, dificilmente haverá quórum suficiente para análise desses vetos.

Desde que o Congresso modificou a forma de análise dos vetos, nenhuma matéria pode ser votada em sessão do Congresso, como o Orçamento, quando há vetos trancando a pauta.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ideli acrescentou que pelo menos dois relatórios setoriais que compõem o Orçamento ainda não foram apresentados pelos relatores na Comissão Mista de Orçamento, o que atrapalha ainda mais o calendário de votação da peça orçamentária.

A ministra responsabilizou os parlamentares pelo provável adiamento da votação do Orçamento do ano que vem.

“A gente não pode fazer o trabalho por eles. Quem vota são os parlamentares”, disse Ideli a jornalistas. “Se eles quiserem Orçamento para o ano que vem, eles têm que se adaptar ao calendário que eles criaram”, concluiu.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.