Governo planeja corte no Orçamento inferior a R$ 15 bilhões

Embora os economistas comemorem o tom mais austero do governo, eles dizem que Dilma precisa de um plano fiscal agressivo para recuperar a confiança dos investidores

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O governo planeja fazer um corte adicional de menos de 15 bilhões de reais neste ano para reafirmar seu compromisso com a responsabilidade fiscal, disse à Reuters uma autoridade do governo nesta quinta-feira.

Mais cedo nesta semana, outras autoridades do governo haviam dito à Reuters que a administração da presidente Dilma Rousseff planejava cortes entre 15 bilhões de reais e 20 bilhões de reais.

O governo acredita agora que um corte adicional inferior a 15 bilhões de reais é mais viável, mas admite a possibilidade de realizar um novo contingenciamento durante o ano caso necessário para atingir a principal meta fiscal, disse a autoridade.

Continua depois da publicidade

“Nós planejamos cortar a grande parte dos gastos atuais e manter o investimento inalterado”, disse a autoridade. “Não há planos de elevar impostos”.

O governo espera que os cortes de orçamento irão convencer os investidores que está decidida a controlar os gastos em um momento no qual a inflação está acima da meta oficial e pode ter atingido o maior valor em 20 meses em junho.

O Banco Central deve elevar as taxas novamente em 10 de julho. O mercado, no entanto, está dividido sobre se o ritmo de aperto monetário será acelerado ou não para conter a alta nos preços.

O governo da presidente Dilma Rousseff prometeu restringir os gastos para alcançar uma meta de superávit primário já reduzida, equivalente a 2,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). Originalmente, o governo havia estabelecido meta de 3,1 por cento do PIB.

O superávit primário equivale à receita do setor público subtraindo as despesas antes dos pagamentos de dívida.

Embora os economistas comemorem o tom mais austero do governo, eles dizem que Dilma precisa de um plano fiscal agressivo para recuperar a confiança dos investidores.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.