Gilmar rebate críticas ao Fórum de Lisboa: “Ninguém vem aqui para fazer coisa errada”

Ministro do STF defende idoneidade do evento e rebate críticas sobre viagens e despesas; próxima edição está prevista para 2026, ano de eleição

Paulo Barros

(Foto: Paulo Barros/InfoMoney)
(Foto: Paulo Barros/InfoMoney)

Publicidade

LISBOA – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu nesta sexta-feira (4) às críticas sobre a realização do Fórum de Lisboa, evento que reúne autoridades brasileiras e internacionais na capital portuguesa. Em entrevista à imprensa no encerramento do encontro, ele foi direto: “Ninguém vem aqui para fazer coisa errada, vocês sabem disso.”

Gilmar defendeu a idoneidade do evento, que neste ano teve recorde de participação, com cerca de 3 mil inscritos e mais de 500 palestrantes. “As instituições que sustentam o Fórum têm absoluta tranquilidade em relação a isso, não temos nenhum problema quanto a essa questão”, falou, em referência a cobranças por mais transparência.

Segundo o ministro, a maior parte dos convidados viajou por conta própria. “Nós não pagamos passagem, a não ser daqueles que precisam de apoio. Não pagamos passagem nem hotel da maioria dos palestrantes”, afirmou, rebatendo questionamentos sobre qualquer irregularidade. “Vocês são testemunhas, a abertura que nós damos para a mídia é total, porque ninguém está com medo de nada.”

“Se quiserem, podem continuar chamando de ‘Gilmarpalooza’”

Ao comentar o encerramento do Fórum de Lisboa, Gilmar Mendes celebrou o sucesso do evento e afirmou que esta foi “talvez a edição mais perfeita” das 13 já realizadas.

O encontro reuniu mais de 3 mil inscritos, com a participação de mais de 500 palestrantes, incluindo governadores, senadores, deputados e especialistas internacionais.

“É uma engenharia complexa, mas que demonstra o interesse geral pelas discussões”, disse Gilmar. “Vimos uma verdadeira imersão nos debates, com as pessoas participando intensamente ao longo dos três dias.”

Continua depois da publicidade

Ele também destacou a crescente internacionalização do fórum, com a presença de representantes dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha e Argentina, e a participação de mais de 150 jornalistas do Brasil e do exterior.

Gilmar ainda brincou com o apelido informal do evento: “Se quiserem, podem continuar chamando de ‘Gilmarpalooza’.”

A próxima edição do evento está prevista para julho de 2026, ainda sem data definida.

Paulo Barros

Jornalista há quase 20 anos, editor de Investimentos no InfoMoney. Escreve principalmente sobre renda fixa e variável, alocação e o universo dos criptoativos