Publicidade
A brasileira Sirlene de Souza Zanotti, condenada pelos ataques de 8 de Janeiro, foi presa nesta terça-feira (2) na Argentina. Ela era considerada foragida e estava com mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A detenção foi confirmada pelo O Globo.
Sirlene havia sido condenada em março de 2024 a 14 anos de prisão, em regime inicial fechado, por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Ministério da Justiça formaliza demissão de Ramagem e Torres após condenação no STF
Portaria confirma perda dos cargos na PF; Ramagem é considerado foragido e pode ter mandato cassado pela Câmara

Bolsonaro pode ir ao semiaberto em 2033 e ter liberdade condicional só em 2037
Cálculo da Vara de Execução Penal projeta datas para progressão de regime, mas mudanças dependem de comportamento, remição e novas decisões judiciais
Ela foi detida ao tentar deixar a Argentina em direção ao Paraguai. Desde outubro de 2024, o STF autorizou a extradição de 63 investigados e condenados do 8 de Janeiro que fugiram para o território argentino, em resposta a um pedido da Polícia Federal.
Continua depois da publicidade
A defesa de Sirlene confirmou a prisão e divulgou nota afirmando “profunda preocupação com sua detenção em território estrangeiro”. O advogado Hélio Ortiz declarou que o caso evidencia violações de garantias constitucionais em processos que, segundo ele, teriam “motivação política”, citando presunção de inocência, proporcionalidade e direito a julgamento justo.
A extradição de Sirlene deve seguir o mesmo trâmite dos demais foragidos localizados na Argentina, e a decisão final caberá ao STF.