Ficar sem pagar prestação é o maior medo de quem quer comprar a casa própria

Não conseguir pagar foi o prinicipal receio financeiro de paulistanos e cariocas, com 9% das menções nas duas cidades

Publicidade

SÃO PAULO – Dentre os receios relacionados às questões financeiras, não conseguir manter a prestação em dia é o principal medo de quem deseja comprar a casa própria, segundo revela levantamento feito pelo Ibope Inteligência sobre as tendências imobiliárias nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nas duas cidades, o medo de não conseguir arcar com as mensalidades foi apontado por cerca de 9% das pessoas, que mencionaram algum receio financeiro para a compra de um imóvel novo.

Pagar parcelas intermediárias não planejadas foi o segundo item mais citado, 5% no Rio e 4% em São Paulo. Ficar com saldo devedor após quitar o financiamento e não obter financiamento depois de receber as chaves foram declarados por 3% e 2% dos receosos das duas capitais.

Continua depois da publicidade

Renda

Divididos por faixa de renda, as classes B e C carioca mostram um percentual de receosos parecidos nos medos citados. Já em São Paulo, em todos os tipos de receio, há uma leve predominância da classe C, como mostra a tabela a seguir:

Receios na compra de um imóvel novo por faixa de renda
Medo Classe A (RJ) Classe B (RJ) Classe C (RJ) Classe A (SP) Classe B (SP) Classe C (SP)
Não conseguir pagara a mensalidade 10% 8% 6% 4% 8% 10%
Ter que pagar parcelas não planejadas 1% 5% 5% 3% 4% 5%
Ficar com saldo devedor após pagar financiamento 0% 3% 3% 2% 3% 3%
Não obter financiamento após as chaves 0% 2% 2% 1% 2% 3%

Fonte: Ibope Inteligência

Receios

No geral, os problemas em relação à capacidade de honrar os compromissos financeiros foram citados por 18% dos paulistanos e 19% dos cariocas. Problemas em relação à responsabilidade de terceiros, como não receber o imóvel, documentação em dia, entre outros, por 54% dos moradores da capital paulista e 45% dos que vivem na cidade maravilhosa.

Em São Paulo, 47% dos entrevistados alegaram não ter qualquer tipo de receio para comprar um imóvel novo. No Rio de Janeiro, este percentual foi de 52%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.