Executiva do União Brasil anuncia pré-candidatura de Luciano Bivar à Presidência da República

União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania pretendem lançar um candidato de consenso no dia 18 de maio. Bivar deve ser a indicação do União Brasil para o grupo

Anderson Figo

Publicidade

A Comissão Executiva Nacional Instituidora do União Brasil aprovou nesta quinta-feira (14), por unanimidade, a indicação do presidente nacional do partido, o deputado Luciano Bivar, como pré-candidato à Presidência da República.

A escolha ainda precisa ser chancelada na convenção do partido para que Bivar seja candidato nas eleições de outubro. As convenções partidárias devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto.

Em nota, o União Brasil afirmou que, “a partir de agora, conforme combinado previamente, o União Brasil se reunirá com os demais partidos que compartilham os mesmos ideais e projetos em busca de um nome de consenso”.

Continua depois da publicidade

União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania pretendem lançar um candidato de consenso no dia 18 de maio. Bivar deve ser a indicação do União Brasil para o grupo.

Roberto Freire, presidente do Cidadania, em entrevista ao InfoMoney publicada hoje, já tinha antecipado a possibilidade de Bivar ser o nome indicado pelo União Brasil.

“Para facilitar esse diálogo, na condição de pré-candidato, Bivar se afastará da mesa de negociações e deixará essa tarefa a cargo do vice-presidente nacional do União, Antônio de Rueda, do líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento e do líder do partido no Senado, Alcolumbre”, completou a nota do partido.

A pré-candidatura de Bivar ocorre duas semanas após o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro se filiar ao União Brasil, deixando o Podemos.

Na ocasião, Moro citou uma suspensão momentânea de sua pré-candidatura ao Planalto, mas no dia seguinte fez uma coletiva de imprensa para falar que não havia desistido “de nada”.

O futuro político do ex-juiz, no entanto, segue incerto. Há um movimento no partido que gostaria de vê-lo concorrendo a uma vaga como deputado federal por São Paulo.

No Timing Político desta semana, analistas políticos comentaram sobre as campanhas que se desenham na corrida pelo Planalto, inclusive a chamada “terceira via”. Assista abaixo.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.