Eleitores que não votaram têm até quinta-feira para regularizar a situação

Quem não regularizar a situação terá o título cancelado, não podendo obter passaporte e participar de concursos

Equipe InfoMoney

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicidade

SÃO PAULO – Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram a ausência têm até a próxima quinta-feira (16) para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), há 582.828 pessoas nessa situação.

Até a data, os eleitores faltosos devem comparecer ao cartório eleitoral mais próximo. Para saber a situação do título de eleitor, é possível realizar uma consulta no site do TSE.

Título cancelado

Quem não solucionar a irregularidade, poderá ter o documento cancelado, ficando impedido de se inscrever em concursos ou provas para cargo ou função pública, ou neles tomar posse. Também não poderá receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, assim como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas pelo poder público.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O eleitor também ficará impedido de obter empréstimos nos institutos e caixas de Previdência Social, além de não poder tirar passaporte ou carteira de identidade.

Para aqueles cujo voto é facultativo, como menores de 16 anos e maiores de 70 anos, a regularização do título não é obrigatória.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.