Eleições: pesquisa revela diferentes perfis de candidatos para o pleito

Dados do TSE confirmam que carreira política atrai diversas idades, níveis de escolaridade e candidatos de ambos os sexos

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Além dos interesses diversos, defendidos por cada partido e candidato a um cargo público no pleito de 2006, o perfil dos candidatos varia bastante, de acordo com sexo, escolaridade e idade.

Segundo um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre os concorrentes aos cargos públicos às eleições de outubro, dos oito concorrentes à presidência da República, sete possuem um curso superior completo, com exceção do atual ocupante do cargo, Luiz Inácio Lula da Silva.

Escolaridade

Quando estudado os candidatos ao governo dos Estados e do Distrito Federal, dois dos 208 concorrentes afirmam apenas ler e escrever. Já entre os candidatos a governador, a maioria declarou ter curso superior completo (74,5%), ante 12,5% que disseram não ter terminado uma faculdade e 10% que têm apenas o ensino médio completo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Para concorrer a uma cadeira no Senado Federal, 69,3% disseram ter algum tipo de graduação superior. Na Câmara dos deputados este número cai para 52,6%.

Idade

46,3% de todos os candidatos está entre os 45 e 59 anos de idade, o que representa 8.880 nomes. A faixa etária de 35 a 44 anos é a segunda com maior número de candidatos, com 30,3% do total.

Dos candidatos para as eleições de outubro, 49 já passaram dos 79 anos e 19 ainda não atingiram os 20 anos de idade. Os que têm mais de 30 anos são 87,7% e os que têm menos de 35 são 12,3%.

Continua depois da publicidade

Mulheres

As mulheres com menos de 35 anos concorrendo a cargos políticos são 14,1%, acima da média de 12,3%. Metade dos candidatos com menos de 20 anos são do sexo feminino e apenas duas candidatas têm mais de 79 anos.

Segundo um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre os candidatos para as próximas eleições, apenas 14% das 19.166 pessoas que concorrem a algum cargo no cenário político brasileiro são mulheres, o que equivale a 2.674 pessoas.

Com informações da Agência Brasil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.