Eleições americanas: Joe Biden tem 53% dos votos, contra 42% de Trump, mostra pesquisa CNN

O resultado é próximo do registrado no início de março e ainda não reflete a desistência de Bernie Sanders da corrida democrata

Rodrigo Tolotti

Joe Biden e Donald Trump, que devem repetir neste ano a disputa de 2020 (Reprodução)

Publicidade

SÃO PAULO – A mais recente pesquisa eleitoral para a presidência dos Estados Unidos, realizada pela CNN, mostrou o ex-vice-presidente Joe Biden com uma ampla liderança sobre o atual presidente Donald Trump.

Divulgada nesta quinta-feira (9), a pesquisa coloca o democrata com 53%, contra 42% do republicano. O resultado é próximo do registrado no início de março e ainda não reflete a desistência de Bernie Sanders da corrida democrata, já que os números foram coletados entre 3 e 6 de abril.

A própria CNN, porém, destaca que esta pesquisa mostra que, em nível nacional, Biden larga na frente na corrida presidencial, mas os números não conseguem refletir a situação em cada estado, o que, no formato eleitoral americano, é o que determina o vencedor.

Continua depois da publicidade

O levantamento mostra ainda que a vantagem de Biden sobre Trump se dá pela visão do eleitorado de que ele é mais confiável para lidar com várias questões importantes, incluindo a resposta ao surto de coronavírus (52% a 43%), assistência médica (57% a 39%) e ajuda à classe média (57% a 38%).

Por outro lado, Trump supera o ex-vice-presidente no assunto economia. 50% dos entrevistados acreditam que o atual presidente faria um trabalho melhor, enquanto 46% disseram ver Biden como melhor no assunto.

Os dados cruzados também reforçam essa visão. De acordo com a CNN, um em cada oito americanos que tem visão positiva sobre Trump pensam que Biden faria um trabalho melhor em cuidados com a saúde e ajuda à classe média.

De outro lado, 16% dos democratas entrevistados acreditam que o atual presidente lidaria melhor com a questão econômica.

Dentro de cada partido, cada candidato é praticamente unânime. Biden é apoiado por 91% dos democratas, enquanto Trump tem apoio de 96% dos republicanos. Entre os eleitores independentes, o ex-vice-presidente tem vantagem: 52%, contra 40% para Trump.

Na divisão demográfica, Biden tem vantagem entre as mulheres, com 62% a 32%, enquanto Trump lidera entre os homens (51% a 44%). O ex-vice-presidente também tem desempenho melhor entre os eleitores de cor, com 72% das intenções, ao passo que entre os brancos quem tem vantagem é Trump: 52% a 44%.

A pesquisa mostrou ainda que Biden possui uma grande vantagem entre os eleitores mais jovens, que tendiam a apoiar mais Sanders na corrida democrata. Entre os abaixo de 35 anos, 62% apoiam Biden e 31% Trump, enquanto o apoio ao atual presidente é mais forte entre os idosos (55% a 42%).

A pesquisa da CNN foi conduzida pela SSRS entre 3 e 6 de abril com 1.002 eleitores por telefone. Os resultados para a amostra completa têm uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.