Eleição: Brasil é a quarta maior democracia do mundo

País possui 182 mi de habitantes, dos quais 125,9 mi são eleitores. Primeira posição é da Índia, seguida pelos Estados Unidos e Indonésia

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil é a quarta maior democracia do mundo. Isso porque o país contém 182 milhões de pessoas, das quais 125,9 milhões são eleitores. O terceiro lugar foi perdido para a Indonésia, que tem 235 milhões de habitantes e 155 milhões de eleitores.

Segundo a Agência Senado, a Indonésia sofreu com um regime militar durante 32 anos, até 1998. O país tem a maior população muçulmana do mundo e realizou a primeira eleição democrática em 2004.

Democracia mais populosa

A democracia com maior população é a Índia, com 1,1 bilhão de habitantes e 668 milhões de eleitores, seguida pelos Estados Unidos, país com 298 milhões de pessoas, das quais 122,2 milhões participaram das últimas eleições.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No país da América do Norte, o voto não é obrigatório e o índice de abstenção – número de pessoas que não participam das eleições – chega a 43% da população em idade de votar (215,7 milhões).

País mais extenso

O país com maior extensão territorial (17 milhões de quilômetros quadrados), a Rússia, é a quinta maior democracia mundial, com 141 milhões de habitantes e 100 milhões em idade de votar.

No país, o voto também é facultativo. O atual presidente Vladimir Putin recebeu 70% dos votos nas eleições de 2004, quando assumiu seu posto.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.