Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara dos Deputados no 1º turno

Ele foi eleito com 267 votos, a maioria absoluta dos votantes, de 513 deputados. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi o segundo mais votado, com 136 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) contou com 100 votos e Chico Alencar (Psol-RJ) teve 8 votos

Lara Rizério

Publicidade

A Câmara dos Deputados elegeu, em primeiro turno, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para o cargo de presidente no biênio 2015/2016.

Ele foi eleito com 267 votos, a maioria absoluta dos votantes, de 513 deputados. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi o segundo mais votado, com 136 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) contou com 100 votos e Chico Alencar (Psol-RJ) teve 8 votos. Houve dois votos em branco.

Atual líder do PMDB na Casa, ele tem o apoio declarado de PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PEN, PSDC e PR. Ao tomar posse do cargo, ele agradeceu aos deputados por sua eleição e cumprimentou os adversários. Ele disse que será o presidente de toda a Casa e não somente daqueles que nele votaram. “Muito importante neste momento deixar claro que vamos buscar a altivez do Parlamento. Esta Casa é o palco dos grandes debates da sociedade. O governo sempre terá, pela sua legitimidade, a maioria para governar quando ela tiver de ser exercida”, afirmou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cunha também anunciou o resultado da votação para os demais cargos da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016 da 55ª legislatura. Em seguida, a sessão foi encerrada.

Foram eleitos os seguintes deputados: 

1ª Vice-Presidência: Waldir Maranhão (PP-MA) – 428 votos

Continua depois da publicidade

2ª Vice-Presidência: Giacobo (PR-PR) – 322 votos

1ª Secretaria: Beto Mansur (PRB-SP) – 436 votos

2ª Secretaria: Felipe Bornier (PSD-RJ) – 437 votos

Continua depois da publicidade

3ª Secretaria: Mara Gabrilli (PSDB-SP) – 456 votos

4ª secretaria: Alex Canziani (PTB-PR) – 457 votos

1ª suplência: Mandetta (DEM-MS) – 424 votos

Publicidade

2ª suplência: Gilberto Nascimento (PSC-SP) – 382 votos

3ª suplência: Luiza Erundina (PSB-SP) – 372 votos

4ª suplência: Ricardo Izar (PSD-SP) – 187 votos

Continua depois da publicidade

(Com Agência Câmara)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.