Disputa por royalties do pré-sal racha base governista na Câmara dos Deputados

Briga é entre estados produtores e não produtores; projeto de lei sobre regime de partilha não será votado esta semana

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – A briga entre os estados produtores e os não-produtores de petróleo pelos royalties do pré-sal causou racha na base governista da Câmara e ocasionou o adiamento das votações dos projetos de lei sobre o regime de partilha.

Os parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (os dois maiores produtores da commodity do País) uniram-se à oposição e ajudaram a bloquear a pauta de votações nesta quarta-feira (25). Segundo Michel Temer, presidente da Câmara, a votação do projeto será adiada para a próxima semana, pois a obstrução está prejudicando a discussão da proposta de partilha.

A disputa acontece porque os estados não produtores, representados pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), fazem pressão por maior parcela da receita distribuída entre os estados.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Atualmente, sob o regime de concessão, a arrecadação de royalties corresponde a 10% da produção. Desse volume, 52% ficam com os estados e os municípios produtores, 7,5% vão para um fundo especial rateado entre todos e o restante fica com a União.

A bancada do Nordeste pede que esse valor seja revisto. No modelo de partilha, que ainda tem que ser votado, o relator propõe um aumento para 15% na receita com royalties e a distribuição aconteceria da seguinte maneira: 25% para estados produtores, 5% para municípios produtores, 44% para o fundo rateado e o resto para a União.

Blocos licitados

O principal problema apontado pelos governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que passaram o dia em Brasília para tentar solucionar o problema, é que uma emenda ao projeto prevê que as novas regras também sejam aplicadas aos blocos já licitados.

Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio, disse que “isso é o fim do mundo, querem mudar o que já foi licitado”. Cabral também classificou o movimento de “oportunismo” e o acusou de estar quebrando o pacto federativo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.