Dilma teria um mandato vitalício de senadora – mas deputados barraram medida

De acordo com a Folha de S. Paulo, reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, deputados da oposição e da base aliada ironizaram à proposta de conceder um mandato vitalício para os ex-presidentes: isso porque daria vida longa à Dilma

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta semana, a Câmara dos Deputados derrubou uma emenda que pretendia criar o cargo de “senador vitalício” para os ex-presidentes da República.

A votação, dentre tantas outras que foram ao plenário, acabaria passando batida. Se não fosse por um porém…

De acordo com a Folha de S. Paulo, reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputados da oposição e da base aliada ironizaram à proposta de conceder um mandato vitalício para os ex-presidentes eleitos pelo voto direto. O motivo: o benefício daria vida longa à Dilma Rousseff. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Cunha colocou a proposta na mesa e a discutiu para saber se haveria acordo entre os parlamentares. O deputado Paulinho da Força (SDD-SP) reagiu: “é bom lembrar que vale para Dilma também. Imagine se alguém aqui vira senador: vai ter que aguentá-la para o resto da vida”, segundo relatos do próprio ao jornal. 

Diante da fala do deputado, o líder da minoria da Câmara, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) brincou que havia mudado de opinião sobre o tema e Mendonça Filho (DEM-PE) foi na mesma linha. E nem mesmo deputados da base aliada, de partidos como PP, PSD e PR, saíram em defesa de Dilma. 

Sem acordo, o projeto acabou sendo derrotado por unanimidade naquele mesmo dia, por 404 votos a zero. Se aprovada, os cargos seriam ocupados automaticamente pelos ex-presidentes da República. Eles teriam direito a fala, mas não a voto no Senado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.