Deputados operam “crime perfeito”: anistiar alvos da Lava Jato sem deixar rastros

Os planos agora seriam realizar votação "simbólica" para que o projeto passe sem que os parlamentares sofram o desgaste de ter seu nome vinculado à estratégia -- como seria no caso de votações nominais

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao cerco representado pelas operações da Polícia Federal, Ministério Público e/ou Receita Federal, que têm gerado turbulências no mundo político, um grupo de deputados está articulando para votar manobra que pode reduzir o campo de atuação dos investigadores.

Conforme conta o jornal Folha de S. Paulo, a comissão especial da Câmara dos Deputados deve votar, nesta terça-feira (21), o pacote de propostas batizado como “medidas anticorrupção” e, por baixo dos panos, também pode aprovar uma ampla anistia a alvos da Operação Lava Jato.

Os planos agora seriam realizar votação “simbólica” para que o projeto passe sem que os parlamentares sofram o desgaste de ter seu nome vinculado à estratégia — como seria no caso de votações nominais. Como a manobra é apoiada por boa parte das legendas da casa, há grandes chances de as articulações prosperarem.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Pela votação simbólica, o presidente da Câmara solicita aos deputados contrários ao projeto se manifestarem erguendo as mãos. Com base na observação do comportamento dos parlamentares, ele declara o tema como aprovado ou rejeitado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.