Pesquisa

Datafolha: Rejeição ao trabalho do Congresso atinge nível recorde

De acordo com o Datafolha, de 2015 até agora, o índice de reprovação nunca ficou abaixo de 41%, ao passo que a aprovação jamais superou os 12%

SÃO PAULO – A rejeição ao trabalho do Congresso Nacional nunca esteve tão baixa desde que o Datafolha começou a medir a avaliação das casas legislativas pelos brasileiros, em 1993. Segundo o mais recente levantamento, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, 60% dos brasileiros consideram ruim ou péssimo o desempenho dos atuais 513 deputados e 81 senadores, ao passo que apenas 5% classificam o trabalho como ótimo ou bom.

O novo resultado apresenta oscilação de dois pontos percentuais em relação aos índices observados nos últimos dois levantamentos do instituto em dezembro de 2016 e abril de 2017, quando foi registrada rejeição de 58% e aprovação de 7%, no recorde anterior.

De acordo com o Datafolha, de 2015 até agora, o índice de reprovação nunca ficou abaixo de 41%, ao passo que a aprovação jamais superou os 12%. Os resultados reforçam um cenário de descrédito do Poder Legislativo em um momento de crise dos sistemas democráticos pelo mundo, de perda de lastro entre representantes e representados.

PUBLICIDADE