Cunha nega manobra e diz que atraso no Conselho de Ética é causado por mau uso do Regimento

De acordo com o presidente, o fato de o colegiado ter sido obrigado a retomar praticamente do início a análise do caso foi uma consequência de erros regimentais cometidos dentro do próprio Conselho

Equipe InfoMoney

Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, negou nesta quarta-feira (3) que tenha feito qualquer tipo de manobra para atrasar o andamento do processo relativo a ele no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. De acordo com o presidente, o fato de o colegiado ter sido obrigado a retomar praticamente do início a análise do caso foi uma consequência de erros regimentais cometidos dentro do próprio Conselho.

“O presidente do Conselho de Ética parece agir a meu favor e acaba me prejudicando. Eu já falei que basta ele obedecer o Regimento Interno da Câmara. Ele age deliberadamente para fazer com que o processo seja eivado de irregularidades e acabe sendo retornado, fazendo parecer que foi manobra minha. Quem não cumpre o Regimento é que deveria ser cobrado”, disse Cunha, referindo-se ao deputado José Carlos Araújo (PSD-BA).

Cunha disse já ter ouvido comentários de que estaria sendo ajudado por Araújo, pelo fato de os erros regimentais atrasarem o processo. “Na verdade, ele está me prejudicando, porque ficam colocando como manobra minha — mas não se pode dizer que há manobra de quem é vítima do mau uso do Regimento. Esse é o problema. Não se pode atropelar o processo legal para fazer aquilo que alguns acham o melhor”, acrescentou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na terça-feira (2), o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), entregou ao Conselho de Ética decisão anulando a reunião do colegiado em que havia sido aprovada a abertura de processo disciplinar contra Eduardo Cunha. Maranhão atendeu a um questionamento do deputado Carlos Marun (PMDB-MS): segundo Marun, a análise do caso deveria ter sido retomada do início quando o relator inicial do processo, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), foi substituído em dezembro pelo atual relator, Marcos Rogério (PDT-RO).

Novos líderes
Perguntado por repórteres, Cunha disse que o fato de vários partidos terem anunciado nesta semana novos líderes para as suas bancadas não terá maiores influências na análise, pela Câmara, de temas como o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. “As lideranças refletem as posições das maiorias das bancadas, e os perfis das bancadas permanecem. O líder não é o dono, mas o porta-voz da bancada. Haverá mudança de estilo de um ou outro líder, sem alteração no contexto político”, avaliou.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Carteira InfoMoney bateu Ibovespa em 8 pontos em janeiro; você já baixou?

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.