Cresce pessimismo com economia sob Lula, mostra pesquisa

Apesar da piora nas expectativas dos eleitores, otimistas ainda são maioria, segundo o levantamento

Marcos Mortari

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Publicidade

A piora na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) observada em fevereiro também se refletiu em um menor otimismo do eleitorado sobre o desempenho da economia em 2024, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (6).

De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em um mês, cresceu de 25% para 31% o grupo de eleitores que esperam uma piora da economia nos próximos 12 meses.

Apesar disso, os otimistas ainda são maioria, respondendo por 46% dos entrevistados − queda de  9 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de janeiro. O resultado é o pior da série histórica registrada pela Quaest no Lula III.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A pesquisa Genial/Quaest também mostrou que 38% dos entrevistados acreditam que a economia piorou nos últimos 12 meses − um crescimento de 7 pontos percentuais do grupo em relação ao resultado de janeiro.

No mesmo período, os eleitores que enxergam uma melhora minguaram de 34% para 26%. A margem de erro máxima do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

O crescimento da percepção negativa se observa até mesmo entre aqueles que dizem ter votado em Lula nas eleições presidenciais de 2022. Segundo o levantamento, 46% veem uma melhora, contra 15% de avaliações negativas. Um mês atrás, os dois grupos respondiam por 55% e 11% dos entrevistados, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Já entre os que declaram voto em Jair Bolsonaro (PL) no último pleito, a percepção de piora da economia chegou a 70% (ante 64% em janeiro), ao passo que apenas 5% veem uma melhora (contra 8% no mês anterior).

Como foi feita a pesquisa?

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro − portanto, no calor das manifestações a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo. Foram ouvidos para o levantamento 2.000 brasileiros com 16 anos ou mais, de todas as regiões do país.

A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas face a face, através da aplicação de questionários estruturados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa dizer que, se ela tivesse sido feita mais de uma vez, sob as mesmas condições, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.