Consumo de combustível e preço são determinantes na hora de comprar carro novo

Dos brasileiros que pretendem comprar 0 km, 59% consideram o preço e o consumo de combustível como fatores decisivos

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Preço, custo de manutenção e consumo de combustível. Para os brasileiros que pretendem adquirir um carro zero quilômetro, esses são os três principais fatores que influenciam na decisão de compra, mostra pesquisa realizada pelo Ibope Mídia / Target Group Index.

De acordo com o levantamento, 25% dos brasileiros pretendem comprar um carro. Desses, 34% querem comprar um novo. E 59% dos que têm essa pretensão listam o preço como fator decisivo para a compra. O mesmo percentual de consumidores citou o consumo de combustível como determinante.

Na comparação com a pesquisa anterior, que considerou o período entre julho de 2006 e julho de 2007, o preço era considerado como determinante para 57% daqueles que pretendiam adquirir um novo. Nesse período, o consumo de combustível era o principal fator de decisão, considerado importante para 60% dos consumidores.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na pesquisa mais recente, divulgada na terça-feira (9), os gastos com manutenção são levados em conta por 50% dos brasileiros das regiões metropolitanas que pretendem adquirir um zero quilômetro. No levantamento anterior, esse quesito era importante para 55%.

Segurança como fator decisivo
A segurança que o carro oferece é visto como fator decisivo para 37% dos consumidores. Na comparação com a pesquisa anterior, houve queda na percepção, já que 41% consideravam a segurança como determinante para a compra.

A comodidade e o conforto são considerados como decisivos para 44% dos consumidores. No período anterior, 42% levavam esse quesito em consideração na hora de escolher um modelo novo. A publicidade ainda amarga a última colocação entre os itens considerados decisivos para a compra do zero quilômetro. Tanto agora como na pesquisa anterior, apenas 1% dos consumidores consideravam esse quesito como determinante.

Continua depois da publicidade

Fatores decisivos para a compra do 0 km
Fator    2006/2007       2009/2010   
Marca 35% 28%
Comodidade / Conforto  42% 44%
Consumo de combustível  60% 59%
Garantia 29% 26%
Prêmios do seguro  5% 5%
Proximidade da concessionária  6% 5%
Custo com a manutenção  55% 50%
Experiência anterior  13% 10%
Facilidade para pagamento / crediário  28% 28%
Preço  57% 59%
Publicidade  1% 1%
Recomendações de outras pessoas  7% 7%
Confiabilidade  35% 32%
Segurança  41% 37%
Velocidade 7% 7%
Estilo / design 23% 22%
Outros fatores  5% 3%

Meio ambiente x carro novo
A pesquisa ainda mostra que 73% dos brasileiros que pretendem comprar um carro zero quilômetro estão dispostos a pagar mais por produtos que sejam saudáveis ao meio ambiente. Já 65% dos consumidores que têm essa pretensão estão dispostos a mudar seu estilo de vida em benefício do ambiente.

Ainda considerando os brasileiros que pretendem adquirir um automóvel novo, para 76% quase sempre compensa pagar mais caro por produtos de qualidade. Qualidade esta que 85% dos compradores não abrem mão. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.