Conselho de Ética encerra reunião sem discutir caso de Cunha; decisão é adiada para terça

O processo contra o presidente da Câmara é o terceiro item da pauta e só poderia ser votado hoje se houvesse a inversão de pauta

Equipe InfoMoney

Publicidade

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), marcou para a próxima terça-feira (8) a continuidade da análise do parecer preliminar do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) no processo contra o presidente Eduardo Cunha.

Ele chegou a sondar os parlamentares em adiar a votação para amanhã, mas percebeu que não haveria quórum suficiente.

O deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) afirmou que o presidente estaria deliberando, o que não poderia ocorrer, já que está em andamento sessão conjunta do Congresso Nacional.

Continua depois da publicidade

O presidente rebateu. “A prerrogativa de convocar é minha, então não é deliberação. Eu apenas estou sondando aos senhores se vai ter presença ou não”, disse.

Araújo também explicou que incluiu a continuidade do processo contra Cunha na pauta desta quarta-feira (2), que já previa a análise de duas outras representações contra parlamentares no colegiado, uma contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) e outra contra o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

O processo contra o presidente da Câmara é o terceiro item da pauta e só poderia ser votado hoje se houvesse a inversão de pauta. Só que isso não pode ser feito porque, no momento, está havendo sessão do Congresso, o que impede deliberações em órgãos da Câmara ou do Senado.

Outros processos
O líder do Psol, deputado Chico Alencar (Psol-RJ) propôs que houvesse reuniões todos os dias da semana, a exemplo do que o Conselho fazia a época do mensalão. Alencar defendeu agilidade no andamento das representações, inclusive a que existe contra ele.

O presidente do Conselho de Ética marcou para amanhã a apresentação dos relatórios preliminares das representações contra os deputados Alberto Fraga e Chico Alencar. Ambos os pareceres são pelo arquivamento dos processos.

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir: