Conselho de Ética da Câmara instaura processo de cassação de Eduardo Cunha

Na sessão da tarde será escolhido o relator do caso, sendo que dos 21 membros do conselho, 18 não têm nenhum impedimento para relatar o caso

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Conselho de Ética instaurou na manhã desta terça-feira (3) o pedido de cassação do presidente da Câmara do Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi protocolado pelo PSOL e pela Rede no mês passado. Cunha é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro e também suspeito de esconder contas na Suíça em seu nome e de sua esposa, Claudia Cruz.

Na sessão da tarde será escolhido o relator do caso, sendo que dos 21 membros do conselho, 18 não têm nenhum impedimento para relatar o caso. O relator não pode ter sido presidente do Conselho, ser do mesmo partido ou do mesmo Estado de Cunha, ou integrar a sigla que entrou com a representação pedindo a cassação do mandato.

Para se decidir o relator são sorteados três nomes e o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), presidente do conselho, escolhe um deles para relatar o caso. Vale lembrar que o deputado é um conhecido desafeto de Cunha e que ele tem dito que pretende dar celeridade ao processo e terminá-lo antes do fim do ano, apesar de casos de cassação terem um prazo máximo de 90 dias para tramitar na comissão.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Escolhido o relator, ele terá dez dias para apresentar o relatório preliminar pela admissibilidade ou inépcia da acusação. Em seguida, o deputado acusado tem 10 dias para apresentar sua defesa escrita.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.