Confira os indicadores e eventos corporativos previstos para quinta-feira

Indicadores inflacionários são destaque na cena interna; no front internacional, atenção para Initial Claims e reunião do BCE

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Na agenda desta quinta-feira (8), as atenções concentram-se na divulgação de diversos indicadores inflacionários, com especial destaque para o IPCA. No cenário externo, o foco fica com o Initial Claims, nos EUA, e com as reuniões sobre política monetária do Banco da Inglaterra e do Banco Central Europeu. Além disso, destaque para os discursos de Ben Bernanke, presidente do Fed, e Donald Kohn, vice-presidente da instituição. 

Cenário interno
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede inflação em todo o Brasil. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), também divulgado pelo IBGE, é utilizado pelo Banco Central para acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação.

Também será divulgada a variação quadrissemanal do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), medida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). A FGV também publica o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) de março.

Aprenda a investir na bolsa

Ainda nesta terça-feira, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) divulga o ICV (Índice de Custo de Vida), que traz o custo de vida dos moradores do município de São Paulo, referente ao mês de dezembro.

Por último, o IBGE divulga a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, que avalia os preços e custos dos materiais utilizados na construção civil.

Indicadores brasileiros Horário de BrasíliaReferência AnteriorExpectativa
IPC – S8h001ª Quadr/Abril
IGP – DI8h00Março1,09%0,80%
IPCA9h00Março0,78%0,48%
INPC9h00Março0,70%
Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil9h30Março
Índice de Custo de Vida11h00Março

Cenário externo
Nos Estados Unidos, será divulgado o Initial Claims semanal, até o dia 3 de abril, com os pedidos de auxílio-desemprego na economia norte-americana. Além disso, haverá discurso do presidente do Fed, Ben Bernanke, sobre “Política Econômica, Lições da História”, para o 43º Jantar Anual do Prêmio Alexander Hamilton e para o Centro de Estudos da Presidência, em Washington. 

Além disso, a membro do Fed Elizabeth Duke falará sobre a “Importância da Educação Financeira” em evento da coalizão JumpStart sobre Educação Financeira. Por último, o vice-presidente do Fed, Donald Kohn, fala sobre perspectivas para a economia em almoço para líderes comunitários no Fed de São Francisco. 

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) se reúne para definir o rumo da política monetária da União Europeia. No Reino Unido, o Bank of England também define sua politica monetária.

Indicadores Horário de BrasíliaReferência AnteriorExpectativa
Initial Claims (EUA)9h30Sem até 03/04439 mil435 mil
Reunião do Bank of EnglandAbril0,5%0,5%
Reunião do Banco Central EuropeuAbril1,0%1,0%