Confira os indicadores e eventos corporativos previstos para quinta-feira

Indicadores inflacionários são destaque na cena interna; no front internacional, atenção para Initial Claims e reunião do BCE

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – Na agenda desta quinta-feira (8), as atenções concentram-se na divulgação de diversos indicadores inflacionários, com especial destaque para o IPCA. No cenário externo, o foco fica com o Initial Claims, nos EUA, e com as reuniões sobre política monetária do Banco da Inglaterra e do Banco Central Europeu. Além disso, destaque para os discursos de Ben Bernanke, presidente do Fed, e Donald Kohn, vice-presidente da instituição. 

Cenário interno
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede inflação em todo o Brasil. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), também divulgado pelo IBGE, é utilizado pelo Banco Central para acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação.

Também será divulgada a variação quadrissemanal do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), medida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). A FGV também publica o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) de março.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ainda nesta terça-feira, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) divulga o ICV (Índice de Custo de Vida), que traz o custo de vida dos moradores do município de São Paulo, referente ao mês de dezembro.

Por último, o IBGE divulga a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, que avalia os preços e custos dos materiais utilizados na construção civil.

Indicadores brasileiros Horário de Brasília Referência Anterior Expectativa
IPC – S 8h00 1ª Quadr/Abril
IGP – DI 8h00 Março 1,09% 0,80%
IPCA 9h00 Março 0,78% 0,48%
INPC 9h00 Março 0,70%
Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil 9h30 Março
Índice de Custo de Vida 11h00 Março

Cenário externo
Nos Estados Unidos, será divulgado o Initial Claims semanal, até o dia 3 de abril, com os pedidos de auxílio-desemprego na economia norte-americana. Além disso, haverá discurso do presidente do Fed, Ben Bernanke, sobre “Política Econômica, Lições da História”, para o 43º Jantar Anual do Prêmio Alexander Hamilton e para o Centro de Estudos da Presidência, em Washington. 

Continua depois da publicidade

Além disso, a membro do Fed Elizabeth Duke falará sobre a “Importância da Educação Financeira” em evento da coalizão JumpStart sobre Educação Financeira. Por último, o vice-presidente do Fed, Donald Kohn, fala sobre perspectivas para a economia em almoço para líderes comunitários no Fed de São Francisco. 

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) se reúne para definir o rumo da política monetária da União Europeia. No Reino Unido, o Bank of England também define sua politica monetária.

Indicadores Horário de Brasília Referência Anterior Expectativa
Initial Claims (EUA) 9h30 Sem até 03/04 439 mil 435 mil
Reunião do Bank of England Abril 0,5% 0,5%
Reunião do Banco Central Europeu Abril 1,0% 1,0%