Como é feita a apuração dos votos?

Soma dos votos é feita de maneira automática, sem interferência humana, por um supercomputador localizado em uma sala-cofre, no TSE, em Brasília

Equipe InfoMoney

Edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No fim do horário de votação, é emitido um boletim de urna (BU) de cada um dos equipamentos que registraram os votos em cada seção eleitoral. Esses documentos recebem uma assinatura digital e são criptografados.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Depois disso, os boletins vão para a memória de resultado, uma espécie de super pendrive que vai direto para um ponto de transmissão, localizado em um cartório eleitoral.

De lá, eles são transmitidos, em um canal exclusivo e protegido que só a Justiça Eleitoral tem acesso, direto para a sala da Seção de Totalização, que fica na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Só então os votos são totalizados e divulgados oficialmente. A soma dos votos é feita de maneira automática, sem interferência humana, por um supercomputador localizado em uma sala-cofre, que fica próxima à Seção de Totalização.

O processo pode ser fiscalizado pelos cidadãos através dos boletins de urna, que são impressos e fixados nas sessões eleitorais e também são disponibilizados na internet.

Com o aplicativo Boletim na Mão, qualquer pessoa poderá conhecer os resultados apurados diretamente nas urnas eletrônicas. Isso porque a plataforma oferece, de forma rápida e segura, os conteúdos dos boletins de urna impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.

O documento traz o total dos votos recebidos por cada candidata ou candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral, entre outras informações. Os BUs têm um QR Code que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão e mostrar os votos contabilizados especificamente na urna consultada.

Leia também:

Resultados

Com outro aplicativo do TSE, o Resultados, qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Uma versão da ferramenta também pode ser acessada diretamente em uma página da internet.

No dia da eleição, as consultas podem ser feitas por nome da candidata ou do candidato ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o 2º turno.

Também será possível verificar os índices de comparecimento e abstenção, a quantidade de votos válidos, brancos e nulos, além do número de seções totalizadas.

A divulgação dos votos começará às 17h, no horário de Brasília. Este ano, o horário das eleições será unificado em todo o país e, por isso, a apuração dos resultados já poderá ser conferida após o encerramento da votação, sem necessidade de aguardar o encerramento em estados com o fuso horário diferente do de Brasília, como ocorria em anos anteriores.

*Com Agência Brasil

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados