Começa a Ordem do Dia para discutir a PEC do Teto dos Gastos

Durante a votação em segundo turno, poderão ser apresentados destaques supressivos de partes do texto.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Começou há pouco a fase da Ordem do Dia do Plenário e o único item da pauta é a votação, em segundo turno, da PEC do Teto dos Gastos Públicos (Proposta de Emenda à Constituição 241/16), que estabelece um limite para os gastos federais para os próximos 20 anos. Durante a votação em segundo turno, poderão ser apresentados destaques supressivos de partes do texto.

Neste momento, os deputados analisam um requerimento de retirada de pauta apresentado pelo líder do governo, deputado Andre Moura (SE), que é favorável a aprovação da PEC. Na prática, a estratégia do governo é rejeitar o próprio requerimento para restringir o número de requerimentos que a oposição pode apresentar para adiar a votação da proposta.

Proposta
A PEC limita as despesas primárias do governo federal (aquelas não destinadas ao pagamento de juros), pelos próximos 20 anos, ao valor gasto no ano anterior corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período de junho do ano retrasado a julho do ano anterior.

Continua depois da publicidade

De acordo com o substitutivo aprovado, do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o novo regime fiscal valerá para os orçamentos Fiscal e da Seguridade e para todos os órgãos e Poderes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.