Com 86% de aprovação, Caiado sai na frente na corrida entre “herdeiros” de Bolsonaro

Avaliação do governador de Goiás em seu estado supera "concorrentes" Ratinho Júnior (PR), Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG); pesquisa também mediu percepção sobre governo Lula nos 4 estados

Fábio Matos

Ronaldo Caiado, governador de Goiás (União Brasil) (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Publicidade

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que já se declarou pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026, é o mais bem avaliado entre os principais nomes de gestores estaduais identificados com o bolsonarismo. É o que mostra um levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta quinta-feira (11), com a avaliação dos eleitores de Goiás, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com a pesquisa, Caiado obtém a aprovação de 86% da população goiana – ou seja, quase 9 de cada 10 eleitores do estado se dizem satisfeitos com o desempenho do governador, que está em seu segundo mandato. Caiado tem apenas 12% de reprovação entre os goianos, enquanto 2% não souberam ou não responderam.

O segundo governador mais bem avaliado pela população, entre os quatro estados pesquisados, é o do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 79% de apoio – oito de cada 10 eleitores. O percentual dos que o rejeitam é de 17%, enquanto 4% não souberam ou não responderam.

Continua depois da publicidade

Também cotados como possíveis candidatos do campo bolsonarista nas eleições presidenciais de 2026, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), têm desempenho semelhante em seus respectivos estados.

Em seu primeiro mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio é aprovado por 62% dos paulistas, enquanto 29% o desaprovam e 9% não souberam ou não responderam. Em Minas, Zema, governador em segundo mandato, tem os mesmos 62% de aprovação e uma rejeição ligeiramente maior que a de Tarcísio (31%). São 7% os que não souberam ou não responderam.

Dos quatro governadores, o único que está em seu primeiro mandato é Tarcísio de Freitas – que, em tese, pode optar por uma candidatura à reeleição em São Paulo, em vez de já concorrer ao Planalto em 2026. Caiado, Ratinho e Zema se despedem do governo estadual daqui a 2 anos.

Continua depois da publicidade

A Quaest mostra que o saldo de avaliação de Caiado (a diferença entre a aprovação e a reprovação) é positivo em 64 pontos percentuais, o maior entre os quatro governadores. Em seguida, aparecem Ratinho (52 pontos percentuais), Tarcísio (25 p.p.) e Zema (23 p.p.).

“A grande surpresa é a força do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é o mais bem avaliado dos 4 governadores e parece estar construindo uma política de segurança que é aprovada e pode servir de plataforma eleitoral no futuro”, observa Felipe Nunes, diretor da Quaest.

“Pensando em 2026, dada a inelegibilidade de Bolsonaro, o governador de São Paulo parece ser o mais bem posicionado na ‘disputa’ pelo espólio bolsonarista. Além de governar o maior colégio eleitoral, Tarcísio está bem avaliado”, analisa.

Publicidade

Leia também:

Avaliação de Lula

O levantamento da Quaest também pesquisou a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos quatro estados. De acordo com o instituto, o petista conta com uma aprovação superior à desaprovação em São Paulo (50% a 48%) e Minas Gerais (52% a 47%) – os dois maiores colégios eleitorais do país.

Em Goiás, há um empate técnico entre quem aprova e desaprova Lula (49% e 50%, respectivamente). No Paraná, o presidente é rejeitado por 54% dos eleitores e aprovado por 44%.

Continua depois da publicidade

“Se compararmos os resultados em votos totais e a aprovação do governo, percebemos que Lula tem conseguido ampliar a aprovação do seu governo para além dos votos que obteve em 2022. Mesmo em estados como São Paulo, Paraná e Goias, onde ele perdeu a eleição”, destaca Nunes.

“O que deve chamar a atenção do governo é que há uma percepção generalizada de que a economia piorou no último ano. Nos 4 estados, a maioria avalia que a situação ficou pior: 49% no Paraná, 45% em Minas e Goiás e 42% em São Paulo.”

A pesquisa

A Quaest realizou 1.506 entrevistas presenciais em Minas Gerais; 1.121 no Paraná; 1.127 em Goiás; e 1.656 em São Paulo. As margens de erro da pesquisa são de 2,5 pontos percentuais em Minas Gerais; 2,9 p.p no Paraná e em Goiás; e 2,4 p.p em São Paulo, para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 4 e 7 de abril de 2024.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.