Código de Mineração entra na pauta de votações da Câmara

A proposta tramitava em uma comissão especial, mas vencido o prazo para análise nessa instância, foi puxado, na quarta-feira, para a pauta de votações da Câmara

Reuters

Minério de ferro (Fonte: Bloomberg)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O projeto que estabelece um novo marco para a exploração mineral no país, o chamado Código da Mineração, foi inserido na pauta do plenário da Câmara dos Deputados.

A proposta tramitava em uma comissão especial, mas vencido o prazo para análise nessa instância, foi puxado, na quarta-feira, para a pauta de votações da Câmara. O tema foi abordado pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira, em sua mensagem ao Congresso, lida em cerimônia de abertura dos trabalhos no Legislativo.

Na ocasião, a presidente disse que pretendia ver “retomado o debate” sobre o marco regulatório da mineração, uma das medidas citadas por ela para melhorar o ambiente de investimentos no país.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O governo editou o novo código na tentativa de modernizar as regras que regem o setor desde a década de 1960, além de definir royalties e novos prazos para que os detentores de direitos sobre as jazidas iniciem a exploração e a produção.

A proposta apresentada pelo governo em 2013 foi juntada a outro projeto, que já tramitava na Câmara desde 2011.

A inclusão na pauta não significa necessariamente que o marco regulatório será votado. Há outros itens na lista de votação antes do Código de Mineração, assim como medidas provisórias e propostas que tramitam sob regime de urgência constitucional, que trancam a pauta e têm prioridade de votação.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Carteira InfoMoney bateu Ibovespa em 8 pontos em janeiro; você já baixou?

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.