CNT: Denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe divide opinião dos eleitores

Levantamento aponta que percepção sobre acusação varia conforme posição política

Marina Verenicz

Publicidade

Uma nova pesquisa de opinião da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira (25), mostra que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado divide a opinião dos eleitores brasileiros.

Entre os entrevistados que se identificam com o espectro da direita, 54% acreditam que a acusação tem motivação política, enquanto 25% enxergam uma combinação entre fatos e razões políticas. Apenas 12% consideram as denúncias legítimas.

Já entre os eleitores de esquerda, 49% veem as acusações como baseadas em fatos, 26% apontam para uma mescla entre fatos e motivação política, e 18% acreditam que há apenas razões políticas por trás da denúncia.

Continua depois da publicidade

O eleitorado que se classifica como centro, centro-esquerda e centro-direita apresentou uma percepção intermediária: 41% acreditam que há tanto fatos quanto motivação política na acusação, 30% veem apenas motivação política e 20% consideram as denúncias legítimas.

O levantamento foi conduzido entre 19 e 23 de fevereiro, com 2.002 entrevistados em todo o país.