Ciro vira fenômeno da internet e consegue passar Alckmin em SP, mas fica estagnado em terceiro

Movimento pró-Ciro nas redes sociais foi levantado tendo em mente o voto útil

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO — Nas últimas semanas, o candidato à presidência da República pelo PDT Ciro Gomes se tornou um fenômeno da internet. Neste sábado (6), véspera das eleições, o movimento pró-Ciro tomou força principalmente no Twitter, onde a hashtag #ViraViraCiro virou a mais comentada da rede social.

Em partes, esse movimento foi levantado tendo em mente o voto útil, já que parte das pesquisas anteriores do Ibope e Datafolha apontavam que Ciro era o único candidato capaz de vencer de Bolsonaro em um eventual segundo turno.

Um levantamento do início da semana elaborado pela consultoria Brites já mostrava crescimento no número de fãs de Ciro nas redes sociais. “O pedetista tem uma performance três vezes maior que o petista, mas ambos estão bem longe do candidato do PSL”, escreveu a consultoria.

Continua depois da publicidade

A Brites já apontava, entretanto, que a “onda Ciro” não seria capaz de levar Ciro ao segundo turno contra Bolsonaro: “precisaria se transformar em um tsunami”. Isso veio a ser confirmado neste domingo (7).

Na apuração dos votos, Ciro ficou em terceiro lugar na disputa com 12% dos votos válidos e não saiu desta faixa. Bolsonaro e Haddad já disputam matematicamente um segundo turno com 47% e 27% dos votos válidos, respectivamente.

O movimento pró-Ciro, entretanto, não foi à toa: em São Paulo, o candidato do PDT ultrapassou o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) no número de votos úteis por dois pontos percentuais. Vale lembrar que Alckmin foi reeleito para o governo de SP no primeiro turno em 2014, com 57,31% dos votos. 

No Google Trends, ferramenta que permite avaliar o volume de buscas por termos no Google, Ciro também decolou e ultrapassou Haddad, ficando em segundo lugar nas buscas entre todos os candidatos à presidência. Isso se manteve neste domingo: Jair Bolsonaro concentra 60% das buscas e Ciro, 12%. Haddad fica em terceiro, concentrando 10% das buscas sobre candidatos.

Invista em ações com taxa ZERO de corretagem. Abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.