Celso Lafer, chanceler no governo FHC, manifesta apoio a Lula e Haddad no 2º turno

Ex-ministro das Relações Exteriores apoiou Simone Tebet (MDB) na primeira rodada da eleição presidencial

Fábio Matos

O ex-presidente e candidato Luiz Inário Lula da Silva (PT) vota em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, neste domingo (2), no primeiro turno das eleições de 2022 (Foto: DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Depois da declaração de apoio dos economistas Armínio Fraga, Pedro Malan, Persio Arida e Edmar Bacha à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, agora é a vez de o ex-chanceler Celso Lafer manifestar sua preferência pelo petista no embate com Jair Bolsonaro (PL).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lafer também declarou voto em Fernando Haddad (PT) para o governo de São Paulo. O petista disputa o segundo turno da eleição estadual contra Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), candidato apoiado por Bolsonaro.

Leia também:

Lafer foi ministro das Relações Exteriores de 2001 até o fim de 2002, nos últimos anos do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele também comandou o Itamaraty em 1992, no governo de Fernando Collor.

“Identifico na candidatura de Lula aderência a valores que sempre defendi, relacionados ao Estado de Direito, à preservação das regras do jogo democrático e à tutela dos direitos humanos, à relevância de abrangente inclusão social, à valorização da educação e da ciência, à preservação do meio ambiente e à preeminência da agenda ambiental na condução da política externa”, escreveu Lafer em nota.

Antes do ex-chanceler, outros ministros de FHC já haviam dado declarações de apoio a Lula: Aloysio Nunes Ferreira (desde o primeiro turno), José Gregori, José Carlos Dias e José Serra, além de Pedro Malan.

No primeiro turno das eleições, Lafer apoiou a candidatura de Simone Tebet (MDB) ao Palácio do Planalto. Ela ficou em terceiro lugar, com quase 5 milhões de votos em todo o país.

Além das duas passagens pelo Itamaraty, Celso Lafer foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999), também no governo FHC.

Leia a íntegra da nota de Celso Lafer:

“Neste segundo turno das eleições declaro o meu voto em Luiz Inácio Lula da Silva para presidente e em Fernando Haddad para governador de São Paulo, que são a inequívoca expressão do campo democrático, que é o meu, no momento atual do Brasil e de suas circunstâncias.

Identifico na candidatura de Lula aderência a valores que sempre defendi, relacionados ao Estado de Direito, à preservação das regras do jogo democrático e à tutela dos direitos humanos, à relevância de abrangente inclusão social, à valorização da educação e da ciência, à preservação do meio ambiente e à preeminência da agenda ambiental na condução da política externa.

Confio que, eleito presidente, Lula se empenhará no fortalecimento das instituições que, sob a égide da Constituição, asseguram nossas liberdades, e se dedicará ao restabelecimento do tradicional papel do Brasil no cenário internacional.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.