CCJ realiza sessão para votar reforma da Previdência; acompanhe ao vivo

Texto a ser analisado pelos deputados deve conter alterações negociadas pelo governo com parlamentares do "centrão". Mudanças, porém, não têm impacto fiscal

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Após um novo atraso na última semana, o relatório sobre a reforma da Previdência, de autoria do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), deve ir à votação na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados em sessão marcada para as 14h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (23). O texto deve trazer alterações acordadas entre o governo e parlamentares do “centrão”, o que pode permitir que a proposta avance em sua tramitação legislativa, a despeito dos esforços de obstrução prometidos pela oposição.

O sigilo mantido pelo Ministério da Economia sobre detalhes da proposta, contudo, incomodou parlamentares nos últimos dias e motivou novas movimentações de grupos contrários à reforma. Deputados da oposição prometem tentar o adiamento da votação em função das mudanças acertadas e da alegação de opacidade de informações pelo governo. Um pedido formal foi feito ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo deputado Aliel Machado (PSB-PR) sob a forma de mandado de segurança, mas o ministro Gilmar Mendes negou. Outros esforços na Justiça e no plenário da própria comissão poderão ser feitos.

Acompanhe a sessão ao vivo:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Pelas discussões entre os parlamentares, ao menos quatro pontos (chamados pelos deputados de “jabutis”) devem ser excluídos do texto já nesta etapa preliminar, em que em tese se discute apenas a constitucionalidade da matéria. São eles: o fim do pagamento de multa de 40% sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para aposentados; a possibilidade de se alterar a idade máxima da aposentadoria compulsória para ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) por projeto de lei complementar; a exclusividade de a Justiça Federal do Distrito Federal para julgar processos contra a reforma; e a iniciativa privativa do Poder Executivo para propor mudanças futuras na Previdência.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, as modificações acordadas não trazem impactos sobre a “espinha dorsal” do projeto. A estratégia para destravar o texto em etapa inicial de seu caminho pelo parlamento foi defendida pela líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). “Se for preciso dar um pequeno passo para trás para dar 10 passos à frente, é muito mais inteligente fazer essa negociação”, disse. Desde que foi entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) aos congressistas, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ainda não passou por nenhuma votação.

Outras questões mais sensíveis para a equipe econômica no texto devem ficar para discussão posterior, quando o texto avançar para comissão especial – momento em que o risco de diluição aumenta. É o caso da limitação do pagamento do abono salarial ao trabalhador que recebe até um salário mínimo, com economia estimada em R$ 150 bilhões em dez anos. Tal proposta deve ser analisada mais a fundo na segunda etapa da tramitação da PEC, em comissão especial, onde serão debatidas as questões de mérito.

Continua depois da publicidade

Na segunda fase também poderão ficar pelo caminho mudanças propostas para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago deficientes e idosos de baixa renda, e para as aposentadorias rurais. A introdução de um regime de capitalização também está na mira dos deputados, assim como a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres e as regras de transição. Do lado dos regimes próprios, grupos organizados de servidores também buscam desidratar a proposta em discussão, seja para regras gerais, seja para regimes especiais, como de professores e policiais.

Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o Barômetro do Poder, um estudo mensal do InfoMoney com avaliações e projeções das principais casas de análise política do país:

(com Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.