Publicidade
Nove candidatos disputam as duas cadeiras do Amazonas no Senado nas eleições de 2026. Os eleitores do estado poderão votar em dois nomes, e os dois mais votados serão eleitos.
A disputa ocorre em um ano de renovação de dois terços do Senado, o que coloca 54 das 81 cadeiras da Casa em jogo nacionalmente. Cada mandato tem duração de oito anos.
Leia mais:
- O que faz e quanto ganha um senador?
- O que é o Fundo Partidário: como funciona e como é distribuído
- Para que servem os partidos políticos? Entenda o papel das siglas no Brasil
No Amazonas, Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) tentam a reeleição. Os dois estão entre os 32 senadores em exercício que registraram candidatura para permanecer na Casa.
Candidatos ao Senado no Amazonas
- Ismael Gonçalves — Rede — 181
- Eduardo Braga — MDB — 155 — candidato à reeleição
- Milton Moreira — Mobiliza — 333
- José Evandro — PSTU — 161
- Plínio Valério — PSDB — 455 — candidato à reeleição
- Dailson Corrêa — DC — 277
- Wilson Lima — União Brasil — 444
- Alberto Neto — PL — 222
- Maria Evany — PSOL — 500
Como funciona a eleição para o Senado em 2026?
O Senado tem 81 integrantes, três por estado e pelo Distrito Federal. Os mandatos duram oito anos e a renovação ocorre alternadamente: uma eleição escolhe um senador por unidade da Federação e, na seguinte, são escolhidos dois.
Em 2026, duas vagas estarão em disputa em cada estado e no Distrito Federal, totalizando 54 cadeiras. O eleitor poderá votar em dois candidatos diferentes para senador. Os dois mais votados em cada unidade da Federação serão eleitos.
Segundo levantamento da Agência Senado baseado nos registros do TSE, 314 pessoas disputavam as 54 vagas, média de 5,8 candidatos por cadeira, no retrato divulgado em 17 de agosto. Desses concorrentes, 32 eram senadores em exercício tentando a reeleição.
Continua depois da publicidade