Campanha eleitoral começa nesta terça nas ruas do Brasil; veja regras

Candidatos podem fazer caminhadas e carreatas e distribuir material; proibições incluem telemarketing e impulsionamento de conteúdo por apoiadores

Agência Brasil

Publicidade

Candidatos à Presidência da República, aos governos estaduais e aos cargos de senador e de deputado federal, estadual e distrital podem sair a partir desta terça-feira (16) em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores brasileiros aptos a exercer o direito ao voto nas eleições de outubro.

Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas e carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, véspera do primeiro turno.

Já os comícios poderão ser realizados entre as 8h e a meia-noite (horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha). Showmícios gratuitos são proibidos por lei.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, o partido, a coligação ou a federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

O impulsionamento de conteúdo na internet, por apoiadores, é proibido. Já o disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.

O primeiro turno será realizado em 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.

Continua depois da publicidade

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.