Câmara derrota governo e aprova investigação da Petrobras

Resultado reflete o clima de instabilidade política que tomou a Câmara nos últimos dias

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – Em uma demonstração da força do bloco de deputados insatisfeitos com o governo, a Câmara aprovou nesta terça-feira a criação de uma comissão externa para acompanhar apurações que estariam ocorrendo na Holanda sobre suposto pagamento de propina de empresa holandesa a funcionários da Petrobras (PETR3; PETR4).

Por 267 votos a 28, os deputados aprovaram o pedido da oposição para criar a comissão, resultado que reflete o clima de instabilidade política que tomou a Câmara nos últimos dias, envolvendo partidos aliados e que tem como protagonista o PMDB.

O PT chegou a questionar a validade da comissão, e apresentou questão de ordem afirmando que a investigação não foi formalmente instalada por órgão equivalente ao Ministério Público na Holanda.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A questão de ordem, no entanto, foi considerada vencida pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), sob o argumento e que não foi apresentada quando o tema foi colocado em votação na semana anterior ao Carnaval.

O PMDB tem ocupado o centro da turbulência entre governo e aliados. Comanda um grupo informal de deputados insatisfeitos, na sua maioria de partidos da base do governo, o chamado “blocão”, que demanda mais articulação política com o Planalto, liberação de emendas parlamentares e maior participação nas mudanças ministeriais promovidas pela presidente Dilma Rousseff.

O partido já vinha dando sinais de descontentamento com a presidente desde o início do seu mandato, mas a tensão escalou para um ponto crítico, na última semana, com trocas de acusações entre lideranças das duas siglas, envolvendo, inclusive, o presidente do PT, Rui Falcão, e o líder da bancada peemedebista na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), principal líder do bloco de descontentes com o Palácio do Planalto.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.