Boulos tenta reduzir rejeição e aposta em “sentimento de mudança” em debate na Globo

No último debate antes do segundo turno e atrás nas pesquisas, Boulos reforça ataques a Nunes e pede voto "sem medo"

Marcos Mortari Fábio Matos

Publicidade

A 2 dias do segundo turno das eleições para a prefeitura de São Paulo (SP), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) reforçou sua estratégia em tentar reduzir sua rejeição junto ao eleitorado paulistano, em debate realizado nesta sexta-feira (25) pela TV Globo.

Logo no início do programa, Boulos fez uma fala relacionada à sua trajetória política, em uma tentativa de atenuar a imagem de candidato radical reforçada por adversários durante boa parte da campanha eleitoral.

“Eu nasci no centro expandido e há 20 anos decidi morar no Campo Limpo. Tomei uma decisão que não foi pura e simplesmente atravessar a ponte, foi uma decisão de vida de lutar ao lado de pessoas que mais precisavam por moradia e aprendi muito com gente que às vezes nunca tinha sentado num banco de escola. Me deram lições de humanidade e solidariedade”, disse.

Continua depois da publicidade

Durante sua fala, Boulos reforçou a percepção de descontentamento da população com a situação da cidade sob a administração de Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, e buscou exaltar um sentimento de mudança entre o eleitorado.

O movimento é uma tentativa de atrair votos que foram dados a outros candidatos no pleito, como o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que declarou apoio ao colega de parlamento. Ao longo da campanha de segundo turno, Boulos decidiu incorporar algumas propostas dos candidatos derrotados em um aceno a possíveis novos eleitores.

No debate da TV Globo ─ o último antes do dia decisivo da votação ─, Boulos disse que tinha duas missões no debate: mostrar que Nunes não foi um bom prefeito e que “não foi firme no momento em que a cidade mais precisava”; e convencer o eleitorado sobre a importância de uma mudança na cidade. “Você pode acreditar nessa mudança”, disse.

Continua depois da publicidade

“Eu sei que você ouviu muita coisa sobre mim nessa campanha, muitos ataques, muitas mentiras, e que às vezes fica uma insegurança, uma dúvida. Eu estou aqui para dizer que você pode votar tranquilo na mudança”, afirmou Boulos no início do debate.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.