Bolsonaro vence a “turminha da Rouanet” e a velha política

Definitivamente, a direita entrou para o cenário eleitoral após anos de exclusão da vida política

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autores do texto: Alan GhaniAlexandre Pacheco, colunistas do InfoMoney

Por pouco, Jair Bolsonaro não vence no primeiro turno. É claro que o voto útil antipetista contribuiu bastante para esse desempenho; mas não foi só isso: a votação para deputados, senadores e governadores mostra que o eleitorado deu uma guinada à direita, derrotando a “velha política”.

Para se ter uma ideia, enquanto a bancada do PSL passa de 8 deputados para 52, a do PSDB cai de 49 para 29, tendo quase a metade do partido de Bolsonaro.  Geraldo Alckmin, com toda a máquina partidária a favor, teve uma votação pífia. Outros nomes da velha política tiveram derrotas marcantes como Eduardo Suplicy, Lindbergh Farias, Dilma Rousseff, etc. Essa mudança quer dizer alguma coisa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Definitivamente, a direita entrou para o cenário eleitoral após anos de exclusão da vida política. Alguém poderia dizer: “Ah, mas o PSDB e o PMDB não são de direita?” Aqui cabem parênteses. O PSDB nunca foi um partido de direita, mas uma “esquerda light”, um partido Social Democrata.

O partido foi identificado como direita por duas razões: i) pela disputa pelo poder com o PT, no qual os próprios petistas acusavam “seus inimigos” tucanos de serem de “direita” – tática comum nas brigas internas entre as esquerdas e ii) pelos votos do eleitorado de direita, que votava no partido contra o PT por absoluta falta de opção.

Já o MDB e o DEM estão muito mais próximos de um capitalismo ligado ao fisiologismo estatal do que a defesa do livre mercado e dos valores conservadores, e nesse sentido estão ideologicamente mais próximos da esquerda do que da direita.

Continua depois da publicidade

Portanto, o avanço da direita no cenário eleitoral, desde as eleições parlamentares de 1986, é algo inédito. E o que explicaria esse aumento? Basicamente, o distanciamento da classe política, da mídia e dos “especialistas” da academia dos reais problemas da população.

Conforme afirma o antropólogo Flávio Gordon, autor do livro A Corrupção da Inteligência, esse afastamento não é apenas político, mas sobretudo cultural.

Nas palavras de Gordon, “os nossos formadores de opinião têm baixíssima representatividade social, e a opinião pública hodierna é a opinião de uma pequena elite cultural detentora do monopólio sobre os meios de expressão e circulação de ideais”.

Um sintoma desse afastamento é o choque entre a i) proposição de soluções ideológicas e abstratas e ii) problemas reais e concretos da população. É justamente neste vácuo deixado pelas ideologias, que são de esquerda, que Jair Bolsonaro cresce.

O que a velha classe política não entendeu é que as demandas da população não são aquelas defendidas pelos especialistas e acadêmicos que batem cartão nos grandes jornais do país. O povão não está preocupado com as discussões ideológicas de esquerda sobre ideologia de gênero, legalização das drogas, banheiro unissex, tampouco com as causas sociais que levam o bandido ao crime.

Basicamente, o cidadão comum quer trabalhar, curtir e proteger sua família,  andar tranquilamente pelas ruas sem ser assaltado e fazer churrasco no final de semana, conforme abordamos no artigo Ascensão de Bolsonaro: o cansaço das ideologias e o desejo de retorno ao senso comum”.  

Aliás, de forma inteligente, bem humorada e caricata, o personagem “Joaquim Teixeira”, que se tornou viral nas redes sociais, capta bem o que o espírito do povão e esse distanciamento com as ideais defendidas pelo “high society beautiful people” da lei Rouanet.

Humor à parte, o establishment não entendeu que a população brasileira é conservadora no melhor sentido da palavra. O brasileiro dá importância a tradições e valores que sobreviveram no tempo (ordem pública, família, religião etc.).

No entanto, em vez de entender o que são essas demandas conservadoras – não ideológicas por definição -, as celebridades da academia e do show business tratam o conservadorismo como “obscurantismo”, “preconceito” e “atraso”, conforme observou o escritor Flávio Morgenstern em texto e podcast “Conservadorismo é o novo sexy”.

A hora de investir em ações é agora: abra sua conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Prova desse conservadorismo da população é a votação gigantesca de Jair Bolsonaro no 1º turno. Basicamente, Bolsonaro cresceu pela identificação dele com a defesa de valores e pautas conservadoras: defesa da família tradicional, ataque à sexualização precoce e à doutrinação ideológica nas escolas e segurança pública (não trata bandido como vítima).

Bastou defender essas questões – e não ser citado na Lava Jato – que Bolsonaro quase ganhou no primeiro turno, mesmo sem dinheiro e estrutura partidária.

Além da falta de estrutura partidária (palanque, tempo de TV, capilaridade), Bolsonaro sofreu diversos ataques de jornalistas e da turma da Lei Rouanet. A campanha do #elenão o colocava como “machista”, “homofóbico”, “fascista”, etc.

Mas, em vez de perder eleitores, Bolsonaro crescia supreendentemente, confirmando seu caráter antifrágil. Mais: o crescimento se dava de maneira espontânea, como se os ataques reforçassem ainda mais as teses defendidas por Bolsonaro e apoiadas pela população

Costumam comparar o fenômeno Bolsonaro ao fenômeno Trump. É verdade que ambos têm algo em comum: a identificação deles com os problemas reais e concretos da população.

No entanto, ao contrário da campanha de Trump que tinha muito dinheiro, que dispunha da máquina do Partido Republicano por trás e que usou estratégias de persuasão de nível militar (veja “Ganhar de Lavada”), Bolsonaro cresceu de maneira mais espontânea, sem dinheiro, sem método – apenas disse o que milhões de pessoas queriam ouvir.

O analista político Filipe Martins bem resumiu o cenário: “Alckmin teve 440 milhões de reais, metade do tempo de TV, a maior coligação, o apoio da mídia e ficou não sai do 4º lugar. Bolsonaro não tem dinheiro, tem 7 segundos de TV, apoio só do PRTB (e do povo), sempre é atacado pela mídia e está em 1º. O establishment nunca foi tão humilhado”.

Bolsonaro ainda não se tornou presidente, mas venceu de forma humilhante o establishment – dos caciques da velha política à turminha da Rouanet.

*Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC. Siga no  Linkedin, no Youtube, no Facebook, no Twitter e no Instagram.

*Alan Ghani é Economista, PhD em Finanças e Professor de Pós Graduação (Insper, FIA e SaintPaul). Siga no Twitter, no Facebook, no Linkedin.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.