Bolsonaro: ‘devemos ter a maior deflação desde o Plano Real’

Bolsonaro afirmou que o dólar não sobe no Brasil devido à suposta responsabilidade fiscal do governo

Estadão Conteúdo

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 2, em entrevista ao SBT, que a deflação a ser verificada no País deve ser a maior desde o Plano Real. De acordo com o chefe do Executivo, a população sentirá redução na conta de luz já neste mês.

Apesar de o presidente não ter especificado a que índice estava se referindo ao falar de deflação, como mostrou ontem o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o índice negativo deve ser verificado somente nos preços administrados.

Será a primeira deflação anual do Plano Real a ser verificada em itens administrados em meio ao efeito das medidas tributárias para baixar os preços de combustíveis e energia. Os cálculos se referem à série histórica do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), consultada pela ASA Investments. Já a estimativa do mercado para o IPCA de 2022 é de uma alta de 7,15%, acima da meta de inflação.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Bolsonaro afirmou que o dólar não sobe no Brasil devido à suposta responsabilidade fiscal do governo. Na verdade, a moeda americana comercial avançou 1,94% nesta terça-feira, e chegou aos R$ 5,279 hoje, mas por fatores externos, como a tensão sino-americana.

Mais uma vez na tentativa de reduzir a dependência brasileira de fertilizantes do mercado internacional, Bolsonaro ainda declarou na entrevista que tem estudado retirar os insumos de algas marítimas, mas não deu detalhes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.