Bolsonaristas invadem Congresso Nacional, STF e Planalto em Brasília

Militares tentaram conter participantes de ato antidemocrático com spray de pimenta

Giovanna Sutto

Publicidade

Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto na tarde deste domingo (8), após entrarem em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios em Brasília. A ocupação começou por volta das 15h e vem ganhando proporção. Forças de segurança do Distrito Federal e da Polícia Legislativa do Congresso estão em ação tentando controlar a situação. Acompanhe a situação no ao vivo sobre a invasão em Brasília.

O grupo de golpistas saiu do quartel-general do Exército e caminhou em direção à Praça dos Três Poderes. A Polícia Militar tentou conter os bolsonaristas com spray de pimenta, mas eles conseguiram ultrapassar a contenção que cercava o Congresso e acessaram o sagão principal.

Inconformados com o resultado das eleições de outubro, os participantes, que estão vestidos de verde e amarelo, pedem intervenção militar no país e carregam pedras e pedaços de madeiras. Imagens mostram pessoas depredando os espaços, quebrando vidros e portas das sedes do Planalto, Congresso e STF. Policiais também tentatam conter os golpistas com bomba de efeito moral, com gás que gera fumaça.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está em Brasília. O presidente passa o fim de semana em São Paulo e neste domingo foi a Araraquara, no interior do Estado, para acompanhar estragos causados pelas chuvas na região.

Não há número exato de quantos golpistas estão presentes na ação em Brasília, mas imagens mostram milhares de pessoas. Anderson Torres, Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, afirmou em seu Twitter que determinou ao setor de operações da SSPDF [Secretaria de Estado de Segurança Pública], “providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília.”

Veja um vídeo de parte da situação em Brasília: 

Continua depois da publicidade

Autoridades se posicionam

Apoiadores de Bolsonaro estão acampados há semanas em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília — além de em outras cidades —, em mobilização antidemocrática contra o resultado das eleições de outubro que elegeram Lula presidente da República.

Temendo uma piora da situação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou no sábado uma portaria autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança Pública.

Neste domingo, também em seu Twitter, Dino afirma que o governo enviará reforços para Brasília. “Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, diz o ministro.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado no Congresso, também pela rede social afirma que conversou por telefone com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que lhe informou que está “concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação”. Para ação para tentar controlar os atos antidemocráticos, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso.

Arthur Lira, presidente da Câmara de Deputados, também via Twitter,  afirma que o “Congresso Nacional jamais negou voz a quem queira se manifestar pacificamente”, mas “nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo”.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), Relator-geral do Orçamento 2023 e Vice-líder do MDB no Senado, considera a situação “inaceitável”. “O presidente da República e os representantes do Parlamento foram eleitos democraticamente. Atos criminosos contra a democracia e a depredação do patrimônio público precisam ser combatidos e os culpados devem ser punidos com o rigor da lei, de forma célere. Isso não pode ser mais ser tolerado no nosso país! O respeito ao Estado Democrático de Direito é inegociável”, disse.

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) também se posicionou sobre a situação do ato antidemocrático. “É urgente a responsabilização do governador do DF e dos comandantes do policiamento que falharam gravemente, para dizer o mínimo, na proteção do Congresso Nacional. Ausência total de organização, trabalho de inteligência e compromisso com a democracia”.

Continua depois da publicidade

A invasão dos prédios dos Três Poderes ocorre dois anos e dois dias depois que apoiadores do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacaram e invadiram o Capitólio de Washington, sede do Congresso norte-americano, em uma tentativa de impedir a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden em 2020.

Exoneração de Anderson Torres

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, exonerou, nesta tarde de domingo (8), Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele assumiu a chefia da Secretaria de Segurança do DF no último dia 02. Torres está nos EUA. A demissão é uma tentativa de evitar uma intervenção no governo do DF ou na segurança do DF.

“Determinei a exoneração do Secretário de Segurança DF, ao mesmo tempo em que coloquei todo o efetivo das forças de segurança nas ruas, com determinação de prender e punir os responsáveis. Também solicitei apoio do governo federal e coloco o GDF à disposição do mesmo”, disse Rocha em seu Twitter.

(*Em atualização)

Publicidade

(*Com informações da Reuters)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.